sábado, 30 de maio de 2009

Um Lugar Chamado Aqui (Cecelia Ahern)

Desaparecimentos. Por vezes são apenas fenómenos invulgares, quando um dos nossos objectos se parece esconder de nós, levando-nos a procurar por todo o lado sem que o possamos encontrar. Outras vezes são acontecimentos dolorosos, quando uma das pessoas que amamos desaparece sem deixar rasto.
São estes desaparecimentos o tema de Um Lugar Chamado Aqui. Sandy Shortt, obcecada desde criança por encontrar coisas desaparecidas, é dona de uma agência que procura pessoas que desapareceram. O que acontece, contudo, quando é a que procura que desaparece?
Ao longo das páginas deste livro, mergulhamos na vida de Sandy, vislumbrando, desde a infância à vida adulta, as memórias da sua vida e da sua obsessão. Conhecemos também Jack Ruttle, o homem que contratou os serviços de Sandy para encontrar o seu irmão Donal. A situação torna-se preocupante, contudo, quando Sandy não comparece ao encontro com Jack, desaparecendo subitamente sem deixar rasto.
Num livro onde a magia ocupa o seu lugar, ao mesmo tempo que, dois mundos paralelos, o de Sandy e o de Jack, se cruzam sem que eles o saibam, a escrita fluida e divertida nos momentos certos de Cecelia Ahern cria um enredo belo e cativante, cheio de emoção na forma como aborda um tema tão doloroso como é a perda dos que nos são queridos, mas também muito original pela forma como vemos a Sandy no papel de desaparecida e a Jack, no papel daquele que, contra tudo e contra todos, não desiste de encontrar a mulher que contratou.
Um livro belo, por vezes comovente, com uma escrita magnífica e uma história original. Uma boa leitura, sem dúvida, para quem aprecia estes temas, e também para quem gosta de conhecer novos autores.
Recomendo.

Sem comentários:

Enviar um comentário