quarta-feira, 20 de abril de 2011

O Dom - vol. I (Alison Croggon)

Tendo pouco mais que vagas memórias da sua vida antes da escravidão, Maerad desconhece a existência e as potencialidades do seu Dom. Até ao dia em que o seu trabalho é interrompido pela presença do estranho. Em Cadvan, Maerad encontrará um meio de fuga, um companheiro para uma viagem arriscada e um mentor num mundo que seja talvez o mais próximo de um sentimento de pertença que a jovem alguma vez encontrará. Mas há dúvidas e poderes apenas vagamente conhecidos. E os rumores de um mal que se adensa podem ser mais que apenas rumores...
Não há grandes prelúdios ou explicações iniciais na abertura desta narrativa. A autora abre a história com um momento que é, por si só, revelador e que apresenta de forma bastante precisa ambos os protagonistas e o início de uma relação que se afigura de grande importância. É, por isso, estranhamente fácil entrar na história deste livro, já que as explicações e regras vão sendo apresentadas gradualmente, num processo de aprendizagem em que o leitor acompanha o ritmo da própria Maerad.
Ainda assim, este primeiro volume (metade do livro original) acaba por funcionar, em grande parte, como uma introdução a algo de mais complexo. Centrado num certo conhecimento do mundo, das regras e dos principais eventos que marcam a história de Annar, é, afinal de contas, nos acontecimentos iniciais que reside a maior parte da tensão na narrativa, sendo o resto uma viagem que, apesar das suas atribulações, parece ainda mal ter começado.
É, pois, nas personagens que reside o ponto mais interessante deste livro. Maerad, quase inocente, principalmente devido a uma vida demasiado isolada e ao desconhecimento quase total dos factos relacionados com as suas verdadeiras capacidades, contrasta de forma marcante com o temperamento misterioso e distante de Cadvan, reflexo de um percurso marcado por demasiadas experiências difíceis e por todo um caminho de perigos e mistérios.
Trata-se, pois, de uma leitura cativante, ainda que muito fique dependente do desenvolvimento do enredo no volume seguinte. Fica, ainda assim, uma impressão bastante positiva deste início para uma história que se afigura bastante promissora. Gostei.

1 comentário:

  1. Também já li esse livrinho :)

    Posso dizer que o livro "O Enigma", segundo da saga, melhora :D

    Se gostaste deste não te vais arrepender ;S

    ResponderEliminar