sábado, 2 de fevereiro de 2013

Sonhos Proibidos (Lesley Pearse)

Aos quinze anos, e apesar de ter sido criada num bordel, Belle é ainda muito inocente, protegida, pelos cuidados da ama, dos segredos da casa onde cresceu. Mas tudo muda na noite em que adormece no quarto de uma das raparigas e acaba por assistir à sua morte às mãos de um homem perigoso. A mãe, Annie, acha que é melhor não contar a verdade e que, se se calar, estarão seguras. Mas não é isso que acontece. Belle é raptada e vendida a uma mulher em França, que a inicia no papel de que a mãe e a ama sempre a protegeram. Frágil e ingénua, a jovem Belle começa aí um percurso de sofrimento e de dificuldades, mas encontra também o início da vontade de lutar. E, em Seven Dials, o lugar onde cresceu, há quem não desista de a procurar, por mais tempo que passe...
Um dos aspectos mais cativantes deste livro é a forma como a autora retrata o ambiente de pobreza de Seven Dials e como, partindo desse cenário, consegue criar momentos de impacto abordando questões como o tráfico de mulheres ou a indiferença (e corruptibilidade) das autoridades na época em que decorre o enredo. A viagem de Belle é, ao mesmo tempo, o caminho da superação das dificuldades e más experiências vividas e uma jornada através do mundo das "damas da noite", desde os ambientes mais pobres aos casos de aparente prosperidade. Mas o percurso é, principalmente, pessoal, do crescimento e da aprendizagem de Belle através das suas difíceis circunstâncias.
Talvez, por isso, surja uma certa estranheza ao notar que, apesar de todos os enganos e perturbações, a ingenuidade de Belle persiste ao longo de toda a história, deixando-se, por vezes, levar por manipulações fáceis de reconhecer. É este, talvez, o ponto fraco da sua caracterização, já que é difícil conceber esse tipo de confiança inocente depois de tantos traumas. Ainda assim, esta é apenas uma das suas características e esta fraqueza é compensada por outros traços da sua personalidade. Além disso, há outras personagens importantes - e interessantes - no enredo, pelo que, mesmo quando as acções de Belle são difíceis de entender, há outros acontecimentos a decorrer que fazem com que a história se mantenha envolvente.
Ficam algumas questões em aberto, principalmente no que diz respeito a Étienne Carrera e à forma talvez demasiado segura como as coisas se resolvem entre ele e Belle. Mas a história continua num outro livro e essas questões contribuem para despertar curiosidade também para essa sequela. Até porque, tendo em conta o seu papel na vida de Belle, há partes da sua história que não foram completamente exploradas e que, talvez, possam vir a encontrar resposta mais tarde.
Cativante e de leitura agradável, Sonhos Proibidos apresenta um enredo envolvente, com personagens bem construídas (apesar de alguns traços de estranheza nas acções da protagonista) e um cenário interessante para uma história com bastante emoção. Uma boa história, portanto, e uma boa leitura.

1 comentário: