domingo, 9 de setembro de 2018

O Décimo Círculo (Jodi Picoult)

Trixie Stone tem catorze anos e está a passar por uma situação delicada. O namorado, que julgava ser o seu amor para sempre, deixou-a e Trixie não está a conseguir lidar com a situação. E, numa noite que esperava ser de algum descontrolo, mas também a única forma de o reconquistar, as coisas descontrolam-se de facto, mas não da forma como Trixie esperava. Nessa noite de caos, Trixie volta para casa a dizer que Jason a violou e, nesse momento, inicia-se uma verdadeira descida aos infernos. Não só para Trixie, que nunca mais será a mesma, mas também para os pais, que, cada um com os seus segredos, têm agora de deixar de lado tudo o resto para tentar proteger a filha. 
Provavelmente o aspecto mais marcante desta história é a forma como a autora constrói todo um turbilhão de emoções intensas, ao mesmo tempo que lhes acrescenta questões relevantes e um mistério a resolver. O que realmente aconteceu a Trixie naquela noite é apenas a primeira de várias perguntas que vão surgindo e, a cada nova revelação, a história tende para um rumo mais inesperado. O resultado é uma leitura intensa, não só pelas emoções que desperta, mas pelas muitas surpresas que se manifestam ao longo do enredo e que culminam num final que só é previsível num aspecto: não é, de todo, o que se esperaria no início.
É também muito fácil entrar no ritmo na narrativa e, uma vez lá dentro, é irresistível a vontade de saber mais, não só devido ao mistério e aos consequentes passos que cada uma das personagens tem de dar após as novas revelações, mas também pela forma como as personagens estão construídas. Há em todas elas forças e fraquezas e as evidentes vulnerabilidades só torna mais forte o impacto emocional do que lhes vai acontecendo. Além disso, há também um crescimento a acontecer, não só em Trixie, mas também em Laura e Daniel enquanto casal. E esse crescimento - com as inevitáveis dores associadas - define-se também por momentos de grande emotividade.
Depois, claro, há as muitas questões relevantes, desde a forma como são tratados os casos de violação às dificuldades de superar os fantasmas de passado, passando, claro, pela facilidade com que se destrói uma vida inteira e as pequenas mentiras que se tornam numa mentira incontornável. Tudo isto está presente e tudo isto justifica uma reflexão, reflexão essa que se estende das personagens ao próprio leitor. E tudo surge com naturalidade, perfeitamente enquadrado na fluidez de um enredo em que todas as facetas parecem ter a medida certa.
Ainda uma última nota para referir dois traços que, embora não sendo os mais importantes, acrescentam também algo de marcante à história. Primeiro, a banda desenhada, que, além de introduzir no livro um elemento peculiar, permite vários paralelismos interessantes entre a criação de Daniel e a sua própria vida. E depois o elemento Dante, com os círculos infernais a desempenharem um papel muitíssimo relevante na interpretação dos acontecimentos, tanto na vida de Laura, que os estuda, como nas de Daniel e Trixie.
A soma das partes é uma leitura memorável, com uma história envolvente e equilibrada, personagens humanas e vulneráveis e uma série de acontecimentos tão surpreendentes quanto emocionantes. Intenso, empolgante e muito relevante, um livro cheio de surpresas. Muito bom.

Autora: Jodi Picoult
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário