segunda-feira, 16 de março de 2020

As Regras para a Vida (Florence Scovel Shinn)

Não se obtém aquilo que se deseja. Recebe-se aquilo que se atrai. É este o ponto de partida deste livro que, debruçando-se sobre o poder da vontade, a chamada lei da atracção e a força da fé, explora o poder da palavra na concretização de desejos e vontades considerados como "de direito divino".
Uma das primeiras coisas que importa referir sobre este livro é que a fé é efectivamente a sua força motriz. Ou seja, é necessária uma certa medida de crença para realmente assimilar o tipo de ideias que expõe. Ora, tendo isto em conta, são possíveis duas impressões distintas: para os crentes, a possibilidade de retirar ideias e de pôr a fé ao serviço de uma felicidade maior; para os cépticos, uma teoria interessante, acompanhada por vários exemplos peculiares, ainda que não necessariamente fáceis de assimilar.
É também um livro muito breve, o que significa que não há grande espaço para explicações e teorias. A autora fala da sua experiência e do seu contacto com os outros. Fica, por isso, uma certa curiosidade insatisfeita - mais uma vez, provavelmente sobretudo aos olhares mais cépticos - relativamente aos métodos e à origem das ideias, sendo, ainda assim, também certo que a simplicidade é premeditada. É um livro pensado para expor o essencial - as regras, a forma de estar - e, nesse sentido, a ideia global é bastante clara.
Há ainda um último aspecto a retirar - também na mesma dualidade entre cepticismo e crença - e este tem a ver com o valor do pensamento positivo. Acredite-se ou não em Deus, na lei da atracção, naquilo a que a autora chama o "Cristo interior", a verdade é que há uma parte da mensagem que mantém todo o seu impacto: o valor do optimismo, da aspiração ao melhor, da determinação em alcançar. E é essa a imagem que fica na memória uma vez terminada a leitura. E basta, sem dúvida.
Simples, conciso e com uma visão muito pessoal, deixará provavelmente uma marca maior nas pessoas que tiverem um certo nível de fé. Mas, independentemente disso, não deixa de ser uma leitura interessante - e uma visão muito positiva da vida.

Autora: Florence Scovel Shinn
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário