segunda-feira, 23 de março de 2020

Avó Sarilho: A Estrela da Festa (Sophy Henn)

Está a chegar o dia da feira, e a Jeanie e os amigos estão super entusiasmados com as muitas bancas, diversões e, sobretudo, concursos. Mas, embora todos tenham uma certa aspiração a ganhar, cedo se torna evidente que não será assim tão fácil. Principalmente porque a avó da Georgina, a arqui-inimiga da Jeanie, é a jurada principal, apesar de a neta participar em quase todos os concursos. Ora, o resultado torna-se previsível... mas só relativamente aos prémios. É que a Avó Sarilho está a assistir a tudo... e se há coisa que ela não suporta, são injustiças.
Muito à semelhança do volume anterior, é na mistura entre simplicidade e humor que está a principal força deste volume. Simplicidade sobretudo no estilo de escrita, que narra os acontecimentos de forma directa e eficaz (e particularmente certeira, tendo em conta a importância das palavras em alguns dos... anúncios da feira). Humor basicamente em tudo, desde as peculiaridades das personagens aos episódios mais caricatos e à forma como, das situações mais improváveis, surge sempre algo de bom.
Sendo um livro destinado a um público jovem, é também apenas natural que a história seja relativamente simples e concisa. Mas há um desenvolvimento interessante neste segundo volume. Ao contar uma única história - ainda que repleta de episódios peculiares, - abre-se espaço para um maior desenvolvimento das personagens. E consegue, além disso, transmitir uma mensagem que, no fundo, é simples - a importância da justiça - de forma não demasiado simplista. A vida nem sempre é justa - como demonstram os múltiplos prémios da Georgina. Mas... tudo tem consequências. E, neste caso, as consequências são deliciosamente divertidas.
Importa ainda destacar a irreverência das ilustrações que, além de complementarem na perfeição o texto, dão expressividade e intensidade às emoções mais fortes das personagens - sobretudo da Avó Sarilho. Além de tornarem o livro mais bonito, acrescentam vida à história, o que, num livro como este, reforça ainda mais a envolvência da leitura.
Leve, divertido e emocionante, trata-se, pois, de um bom livro para dar a descobrir aos mais novos - e, independentemente da idade, para dar umas boas gargalhadas com ele. Simples quanto baste, mais cheio de episódios engraçados, é o tipo de livro capaz de cativar leitores de todas as idades. Sarilhos? Oh, sim... mas dos bons.

Autora: Sophy Henn
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário