domingo, 7 de junho de 2020

De Zero a Infinito em 26 Séculos (Chris Waring)

A matemática tem muito que se lhe diga. Pesadelo de muitos em tempos de escola, teve também um papel fundamental no progresso e continua a estar presente em coisas tão simples como a contagem de objectos e em coisas tão complexas como os sistemas de programação informáticos. Mas como começou essa ciência? De onde veio? Como se contava antes dos números? E que mentes criaram o quê? Em cerca de duzentas páginas, este livro conta a história de vinte e seis séculos de matemática. E não se assustem... não é assim tão complicada.
Parte do que torna este livro tão cativante - muito à semelhança do que acontece com os outros volumes desta colecção - é a capacidade de apresentar um vasto conjunto de informação de forma sucinta, acessível e completa quanto baste. Não, não abrange todas as complexidades do desenvolvimento matemático - nem é esse o objectivo. Mas, no que respeita às linhas essenciais desse percurso, a verdade é que não deixa nada de fora. Das primeiras civilizações ao que ainda está por resolver, traça uma história bastante abrangente. E fá-lo de forma leve e muito esclarecedora.
Também a organização contribui para este impacto. Ao dividir o livro em diferentes períodos históricos, traça uma linha temporal para o desenvolvimento global, ao mesmo tempo que permite situar os seus principais protagonistas no tempo. Claro que há nomes sobejamente conhecidos, e não só do âmbito da matemática, mas esta visão sequencial organizada permite ficar uma ideia mais clara do percurso global.
E, claro, estamos a falar de matemática, o que significa que símbolos, gráficos e figuras geométricas têm também um papel de destaque. Importa, por isso, realçar o evidente esforço no sentido de tornar todos os elementos fáceis de compreender. São muitos os símbolos e gráficos a marcar presença ao longo da leitura, o que, além de tornar tudo mais claro, cria uma espécie de memória visual que torna mais fácil reter os conceitos.
Tudo somado, o que fica é uma impressão em tudo semelhante à dos volumes anteriores: um livro simples, acessível e sucinto quanto baste, mas suficientemente completo e cativante para, além de deixar uma ideia clara do percurso, despertar a vontade de saber mais. Um belo ponto de partida, em suma, para descobrir a matemática através da sua história.

Título: De Zero a Infinito em 26 Séculos
Autor: Chris Waring
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário