segunda-feira, 1 de junho de 2020

Um Mundo Aflito (José Jorge Letria e Inácio Ludgero)

Covid-19. Nos últimos meses, dominou a informação e todas as conversas, obrigou-nos ao confinamento, a medidas extraordinárias e até a uma forma diferente de viver as nossas relações pessoais. Nos dias de hoje, dificilmente se poderia escolher protagonista mais famoso para um livro. Porque é de Covid-19 que este livro trata. Não do que é e do que faz cientificamente falando, mas do impacto pessoal que teve na vida quotidiana. E, sendo embora um registo muito pessoal, é muito fácil encontrar pontos de proximidade ao longo desta leitura.
Um dos primeiros aspectos que importa salientar sobre este livro é que não é - nem pretende ser - uma análise objectiva e científica ao vírus que tanto nos tem abalado nos últimos tempos. Escrito em jeito de carta aberta ao vírus, é acima de tudo um relato das percepções pessoais do autor sobre o impacto que ele teve sobre o mundo e as pessoas. Não quer isto dizer que não haja também espaço para factos, como a evocação de algumas vítimas conhecidas e as referências a vários acontecimentos dos diferentes países afectados. Ainda assim, é mais uma visão emocional, do impacto das cidades desertas, do distanciamento de familiares e amigos, das possíveis consequências económicas que se seguirão. É, acima de tudo, a perspectiva do autor, pessoal e intransmissível - ainda que seja fácil reconhecer nela certas impressões e sentimentos comuns.
Ora, se o texto é pessoal, já as fotografias acrescentam-lhe amplitude. Dos rostos às ruas vazias, passando pelas filas nos supermercados e pelas agora omnipresentes máscaras, reflectem na perfeição o tantas vezes referido "novo normal". E há um contraste curioso: o facto de serem a preto e branco lembra-nos que são um momento capturado de um tempo que já passou. Mas o facto de tudo ser tão familiar - e facilmente reconhecível se sairmos à rua - lembra-nos que este passado se prolongou para o presente. Continua aí.
Relativamente breve, mas particularmente eficaz no equilíbrio entre um texto profundamente pessoal e o impacto mais amplo e comum das imagens, trata-se, pois, de um olhar próximo e cativante aos tempos que ainda vivemos. E um bom registo para recordar... quando tudo isto tiver finalmente passado. 

Título: Um Mundo Aflito
Autores: José Jorge Letria e Inácio Ludgero
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário