sexta-feira, 19 de junho de 2020

Idade Média Medonha (Rui Correia, António F. Nabais e Hélio Falcão)

Raptos, batalhas, cabeças cortadas. Espanhóis escondidos num forno, um rei inútil e outro que afinal não bateu na mãe. Sim, são episódios da história de Portugal, e o que não falta são histórias arrepiantes. E que melhor forma de descobrir a história do que a partir destes relatos caricatos e um tanto ou quanto sinistros?
Um dos primeiros aspectos que importa salientar sobre este livro é a capacidade de tornar a história bem mais fascinante e envolvente do que, por exemplo, o enumerar da lista de reis que muitos de nós tiveram de decorar na escola. É muito mais fácil - e interessante - aprender quando o que temos à frente nos cativa. E é essa precisamente a força deste livro: a capacidade de, através dos seus episódios mais notáveis - e, bem, um tanto ou quanto medonhos - permitir assimilar não só estes momentos históricos mas também os seus protagonistas.
Outro aspecto que contribui em muito para este impacto são, naturalmente, as ilustrações. Ora, sendo a história de um período arrepiante, não é propriamente surpreendente que dominem os tons de vermelho. (Pois... há sangue envolvido.) Mas há também outro aspecto interessante e tem a ver com a forma como as ilustrações complementam e realçam o impacto de um conjunto de episódios que são descritos de forma muito sucinta.
E importa, por último, salientar dois pontos complementares. Primeiro, a presença dos dois jovens comentadores que vêm acrescentar uma divertida perspectiva actual sobre os episódios narrados. E depois a entrevista final com os autores, que tem também o condão de nos fazer lembrar que aquela ideia de que na Idade Média é que era bom... se calhar não é assim tão verdadeira.
Leve e sucinto, mas muito cativante, trata-se, pois, de um livro capaz de dar vida e envolvência a alguns dos episódios mais horripilantes da história de Portugal. Visualmente brilhante, além de muito divertido, é o livro ideal para cativar os mais novos para a história. E, já agora, os menos novos também.

Autores: Rui Correia, António F. Nabais e Hélio Falcão
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário