quarta-feira, 24 de março de 2021

O Fato Novo do Sultão e Outros Contos (Guerra Junqueiro)

Há histórias que nos transportam directamente para a infância, de tão familiares que são. São também histórias que já foram contadas e recontadas mil vezes - Capuchinho Vermelho, Branca de Neve e a história que dá titulo a este livro e que muitos conhecem pela célebre expressão que diz que o rei vai nu. Mas se essas histórias são intemporais e tão infinitamente repetidas, por alguma razão deve ser. E essa razão pode muito bem ser que nunca deixam de cativar - por mais vezes que tenham sido lidas, por muito longe que a infância esteja lá.
Uma das primeiras coisas que importa salientar sobre este livro é a capacidade de dar um toque de diferença a um conjunto de histórias mais do que familiares. Refiro-me às ilustrações, claro, e à forma como, num estilo muito simples, dão vida própria e traços distintivos a personagens e momentos que todos estamos fartos de conhecer. E é este o primeiro ponto a favor deste agradável regresso: tudo é conhecido, mas não deixa de ter o seu quê de novo.
São também histórias muito breves e das quais é bem possível que conheçamos pelo menos uma versão alternativa - até porque são histórias tradicionais. Ainda assim, também esta familiaridade é positiva, e o mesmo se aplica à simplicidade. É como regressar ao tempo em que a mais simples das histórias nos fazia imaginar mundos inteiros. Voltar a tempos mais simples. E se, para um leitor adulto, é esta nostalgia o que mais se destaca, importa salientar que é também uma belíssima forma de apresentar aos mais novos algumas das histórias com que crescemos.
Ah, e claro, há as lições de moral, tão características deste tipo de histórias tradicionais. Todos as conhecemos, certo? A importância da honestidade, da prudência face a desconhecidos, de seguir as instruções de quem sabe mais do que nós... Também isto nos é familiar, mas não deixou de ter importância uma vez passada a infância. Por isso, é sempre bom recordar, ainda que desta forma simples e improvável. (Mas não nos parecia improvável da primeira vez, pois não?)
Regresso à infância e a quando tudo era possível, reencontro com a simplicidade das primeiras histórias e possibilidade de as transmitir a uma nova geração de pequenos leitores: tudo isto faz parte deste pequeno e cativante livro de contos. Perfeito para despertar nos mais novos o gosto pela leitura - e para nos recordar que o poder das histórias persiste... mesmo quando já deixámos de ser assim tão novos.

Sem comentários:

Enviar um comentário