quarta-feira, 10 de março de 2021

Pré-lançamento - Woke: Um Guia para a Justiça Social


Ainda estamos em confinamento, mas o mundo dos livros não parou. E uma das novidades que aí vem é esta e promete ser controversa. Parece promissor? Espreitem a sinopse. E, se ficarem curiosos, até dia 20, podem aproveitar esta pré-venda na loja da Guerra e Paz: https://bit.ly/3bwJKCF

Ah, e não se esqueçam de dizer que vão daqui, indicando o nome desta página - As Leituras do Corvo - nas notas no momento da compra.

WOKE é o retrato do delírio que invadiu uma legião de activistas, que julga querer bater-se pela justiça social.
Ricky Gervais afirmou tratar-se de uma «sátira maravilhosa». Quem é Titania McGrath, a sua autora? É uma «activista interseccional», seja lá o que isso for. Ela jura-nos que a justiça social se conquista juntando uma bandeira arco-íris no perfil do Facebook, ou intimidando quem diga desconhecer o significado de «não binário», ou chamando nazi a quem pense votar num partido conservador. Em suma: os que defendem a liberdade de expressão são criptofascistas. Mas será que Titania existe? Titania é a genial invenção do comediante Andrew Doyle, o verdadeiro autor de um livro que satiriza a loucura activista destes tempos. A loucura do fundamentalismo está presente em várias colorações da direita, como se viu com Trump, mas também tingiu fortemente uma certa visão da esquerda progressista que distorce o que é o progresso. A melhor forma de desconstruir o perigo do radicalismo é a sátira. Em WOKE assistimos à irrisão por absurdo das loucuras identitárias, do radicalismo feminista, e das extravagâncias de género, da deposição de estátuas e do cancelamento da cultura. É um livro político? É, garantimos, o livro cómico mais sério do ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário