sexta-feira, 19 de março de 2021

Woke - Um Guia para a Justiça Social (Titania McGrath)

Titania McGrath é uma activista de causas. De todas as causas. E a sua forma de lutar por aquilo em que acredita é através do que considera ser um estilo de poesia brutalmente inovador, de uma actividade online que visa eliminar o discurso de ódio - nem que isso signifique eliminar o discurso, ponto final - e de uma visão do mundo que é a ideia de "woke" levada ao mais extremo dos extremos. Titania McGrath não existe, sendo obviamente a protagonista de uma sátira. Mas, com os seus exageros, consegue chamar a atenção para vários temas importantes - e para a forma como eles são abordados.
A primeira palavra que importa usar para descrever este livro é obviamente exagerado. E exagerado de forma absolutamente premeditada, como se nota por muitas das observações da "autora". Para quem acompanha as discussões sobre o que é geralmente agrupado sob o termo "causas fracturantes", não é propriamente uma novidade que às vezes há exageros, atitudes mais extremas e comportamentos que chegam a ser contraproducentes. Bem, tudo isto se reflecte em Titania McGrath, ao ponto de ser difícil, às vezes, reconhecer quantas das ideias vêm do seu muito evidente exagero e quantas foram inspiradas em atitudes reais.
Claro que há um aspecto delicado a ter em conta: é que também há questões nestes debates controversos que são automaticamente descartadas como "exageros" por quem preferia que quem luta pelos seus direitos ficasse quieto e calado. E, às vezes, o exagero não é assim tão exagerado. Não parece, ainda assim (e apesar das ambiguidades resultantes de se tratar de uma sátira), que o objectivo deste livro seja ridicularizar as causas, mas sim fazer reflectir sobre o necessário equilíbrio. Além disso, as ideias da protagonista são, regra geral, suficientemente estranhas para que seja difícil confundi-las com uma posição real.
E, por falar em estranheza... Além dos capítulos dedicados a cada uma das causas desta personagem, este livro inclui também um curioso conjunto de poemas da mesma, que, além de reforçarem a estranheza global, criam um contraste estranhamente intrigante. É que, muito à imagem da postura da "autora", também os poemas têm um óbvio factor choque - com rasgos bizarros e macabros a contrastar com a leveza improvável do texto.
Fica, pois, uma impressão curiosa: a de um livro divertido e caricato - além de manifestamente exagerado - mas capaz de fazer reflectir sobre temas pertinentes e sobre o necessário equilíbrio na luta pelo que se pretende que seja um mundo melhor para todos. 



NOTA: Se ficaram curiosos, ainda podem aproveitar a pré-venda no site da Guerra e Paz - https://bit.ly/3bwJKCF - até ao dia 20 deste mês. E não se esqueçam de indicar o nome do blogue nas notas. :) 

Sem comentários:

Enviar um comentário