terça-feira, 31 de agosto de 2021

Divulgação: Novidades Saída de Emergência

Três jovens embarcam numa jornada épica neste romance poderoso e comovente inspirado em acontecimentos verídicos.
Luisiana, 1875. No tumultuoso rescaldo da Guerra Civil, três jovens mulheres embarcam relutantemente numa viagem perigosa: Lavinia, a mimada herdeira de uma plantação arruinada; Juneau Jane, a sua ilegítima e livre meia-irmã crioula; e Hannie, a antiga escrava de Lavinia. Divididas pela sociedade, pela lei e por ressentimentos antigos, todas carregam traumas privados e segredos poderosos enquanto se dirigem para o Texas, a terra da esperança, em busca dos familiares desaparecidos.
Luisiana, 1987. Para Benedetta, professora primária, um emprego numa escola rural parece a solução para amortizar as suas dívidas – até chegar a uma pequena cidade costeira do rio Mississipi. Augustine, no Luisiana, permanece firme nas suas crenças, suspeitando de novas ideias e de novas pessoas, e Benny dificilmente consegue compreender a vida de pobreza dos seus alunos. Mas entre os carvalhos retorcidos e as plantações degradadas existe uma história centenária de três jovens mulheres, de uma viagem antiga e de um livro escondido que pode transformar as suas vidas.

A batalha vai começar…
Ano 57. Cato e Macro, veteranos do Império Romano, regressam a Roma. Depois de uma campanha desastrosa na fronteira oriental, a receção na corte imperial é hostil. As suas reputações e futuro estão em jogo.
Quando a paixão do imperador Nero pela sua amante é explorada pelos seus inimigos políticos, ela é desterrada para o exílio. Cato, isolado e indesejado em Roma, é forçado a escoltá-la até à Sardenha.
Ao chegar à agitada e fervilhante ilha com um pequeno grupo de oficiais, Cato enfrenta o perigo em três frentes: um grupo de soldados dividido, uma praga mortífera que se espalha pela província... e uma violenta insurreição que ameaça lançar a região num caos sangrento.

Quando António parte para a Guiné em 1972, no cumprimento do serviço militar, o pai passa-lhe para as mãos um conjunto de documentos retratando as vidas dos seus antecessores, pedindo-lhe três promessas: que regresse vivo da sua expedição a África, que juntos visitem as terras moçambicanas onde o pai cresceu e que àqueles documentos António some as páginas da sua própria vida.
O que se segue é uma viagem através das gerações, à medida que o narrador procura juntar todas as peças para reconstruir o seu passado. Recuamos até ao seu trisavô que viveu a Guerra Civil Portuguesa, ao bisavô que trabalhou na construção das primeiras linhas ferroviárias de Portugal e ao avô que, na demanda de uma vida melhor, partiu para Moçambique. Por sua vez, a vida do pai Manuel, passada entre a ilha de Ibo, a cidade da Beira e o Brasil, ficou marcada pelo romance proibido com uma jovem alemã durante o período das guerras mundiais, relação causadora de conflitos e responsável por encontros e desencontros entre continentes.
Ao longo desta fabulosa saga familiar, acompanhamos a História de Portugal e os seus últimos momentos enquanto Império, desde o triunfo dos liberais em 1834 até ao pós-25 de Abril, através dos olhos das gerações sem nome que cruzaram mares e continentes em busca de uma vida melhor nos cantos mais remotos do Império Português.

Sente que não tem tempo para cozinhar? Chega a casa exausto, sem vontade de ir para a cozinha e de preparar as suas refeições? Não sabe o que fazer e está cansado de repetir os mesmos pratos? Quer uma alimentação saudável e aplicar esta filosofia à família, mas não tem noção de quais os melhores alimentos, que hidratos de carbono escolher e que porções comer?

• Em Ementa Planeada, Cozinha Organizada vai aprender a planear uma ementa semanal de refeições saudáveis, de forma fácil e prática, com várias dicas para tornar esta tarefa parte do seu dia a dia.
• Vai descobrir truques para ter toda a semana organizada e conseguir refeições saborosas e apelativas ao olhar e paladar em 30 minutos, com uma metodologia pensada para simplificar o planeamento de refeições.
• Conseguirá saber quais os melhores alimentos a escolher, encontrará dicas para quando vai às compras, as porções adequadas, como organizar a despensa, o frigorífico e como incluir toda a família na elaboração das refeições.

Com quatro ementas totalmente planeadas para os dias ou semanas mais complicadas, este livro alia dicas de nutrição para as melhores escolhas alimentares com planeamento e organização de refeições, que vão facilitar o seu dia a dia.
Acabe de vez com o «eu não tenho tempo e não sei o que cozinhar para ser saudável» e comece a ter tempo para si e para a sua família.

Um relato impressionante da luta para controlar o continente africano.
Em janeiro de 1885, a Conferência de Berlim definia as regras para dividir o continente africano e os seus recursos entre os países europeus. Apesar de essa divisão parecer inevitável, o desenho final ainda não estava definido. Nesta rigorosa investigação, Robert Harms reconstrói o processo caótico que transformou a floresta tropical do Congo na região mais brutalmente explorada de África.
Protegido durante séculos por fronteiras naturais, o Congo assistiu a partir de 1870 à chegada de exploradores oriundos da Arábia, Europa e América. Pioneiros num negócio implacável e mortal que envolvia marfim, borracha e escravos, todos eles despojaram a floresta tropical dos seus recursos naturais em busca de fama, dinheiro e poder.
Oferecendo descrições vívidas das caravanas de escravos, das conferências humanitárias e dos encontros diplomáticos, Terra de Lágrimas revela a forma como as redes mundiais de comércio, viagens e comunicação redesenharam e arruinaram o continente africano. Uma herança que ainda se sente nos nossos dias.

Sem comentários:

Enviar um comentário