sábado, 15 de setembro de 2012

Os Três Casamentos de Camilla S. (Rosa Lobato de Faria)

Aos noventa anos de vida, Camilla decide percorrer os seus diários e contar as suas memórias. A sua história é a de uma mulher que, ainda que, às vezes, de longe, viu o tempo e os actos mudar o mundo. É também a história dos seus três casamentos e do seu único amor. A vida de Camilla é feita de iguais medidas de alegria e desespero. A sua memória é a de uma jornada de crescimento, desde a inocente casada demasiado cedo à mulher que amou e sofreu e viveu uma vida completa. E a voz de Camilla é fascinante, tal como o é o percurso da sua vida.
Escrito em jeito de diário ou de biografia, este livro tem como um dos seus pontos mais cativantes o registo pessoal e emotivo que povoa toda a narrativa. Sendo Camilla quem narra e quem protagoniza esta narrativa, todos os acontecimentos são expostos do seu ponto de vista, quer digam respeito às suas experiências pessoais, quer às mudanças a ocorrer no país. Estas, aliás, são mencionadas de forma algo discreta, de acordo com o que Camilla - mulher do seu tempo - poderia saber sobre o assunto, mas bastam para transmitir ao leitor uma noção clara do contexto em que se enquadra a narrativa. Mas não são essas mudanças o ponto central da narrativa. É-o a história de Camilla e essa tem muito de cativante.
Vivendo, em muitos aspectos, segundo a mentalidade da sua época, Camilla é, ela própria, um reflexo da mudança. Os seus três casamentos reflectem fases diferentes da sua vida e acompanham também o seu crescimento, desde a quase criança que foi conduzida ao primeiro casamento à mulher madura que se manteve forte ante as tragédias que aceita a união da ternura. Camilla é uma mulher completa, forte e determinada, mas humana e capaz de ser abalada pelas tribulações que a vida lhe coloca pela frente. A sua história é tão cativante por aquilo que lhe acontece como a forma como reage a essas situações. A complexidade e a vastidão dos seus sentimentos fazem dela uma figura memorável.
A história de Camilla é intensa, como o são as emoções que vive, e isso deve-se também às figuras que o rodeiam. Aqui, importa destacar a discreta, mas sempre presente, figura de Paca, que, além de servir de ponto de apoio à protagonista, dá à história um muito interessante toque de magia e mistério, com as suas previsões sempre certeiras e os seus rituais particulares. Há, ainda, André, a figura que marca muitos dos grandes passos da vida de Camilla e o elemento trágico na base de alguns dos momentos mais marcantes. A história é, pois, a de Camilla S., mas diz também respeito àqueles que com ela se relacionam.
Para o fascínio e para a força deste livro contribui ainda, para além da intensidade da história e da complexidade psicológica da protagonista, a beleza harmoniosa de uma escrita que expressa na perfeição a intensidade das emoções e o impacto dos momentos mais marcantes. O resultado é um equilíbrio perfeito entre forma e conteúdo e é também essa expressividade que torna a história e a protagonista próximas de quem lê.
Cativante de ler e poderosíssima no impacto emocional, trata-se, pois, de uma história memorável, apesar da relativa brevidade. Magnificamente escrito, com uma história envolvente e uma protagonista fascinante, este é um livro que vale a pena ler. Muito bom.

1 comentário:

  1. Não me lembro quando nem como veio parar à minha estante. Dei com ele no sexta, li a maior parte na madrugada de sábado para domingo e acabei de o ler ontem à noite. Cativante, apesar de toda a tragicidade. :)

    ResponderEliminar