terça-feira, 23 de julho de 2013

O Que É Um Escritor Maldito? (João Pedro George)

O esquecido, o incompreendido, aquele cujo verdadeiro génio só foi reconhecido após a morte. É esse  escritor maldito. Mas será assim tão simples? Que elementos fazem com que um autor se enquadre nesse conceito? De que traços se faz essa definição? De onde surgiu, na história da literatura, e como evoluiu? E ainda, será possível considerar um escritor como maldito, se a sua história se fez antes do nascimento da definição? De todas estas perguntas e mais algumas, e das possíveis interpretações e respostas, se faz este livro.
Extenso e detalhado, com uma vastidão de referências e igual quantidade de fontes, este não é propriamente um ensaio de leitura fácil. Quer pelos muitos nomes que são referidos, quer pelos conceitos abordados, é, à partida, necessário algum conhecimento prévio a nível de certas correntes literárias. Além disso, a profusão de referências e de citações impõe ao fluxo da escrita uma certa densidade, o que torna a leitura exigente, em termos de concentração.
Nada disto retira interesse à obra. E, por várias razões. O tema é, por si só, muito interessante, e o autor explora-o de forma completa e organizada, percorrendo primeiro a aplicação mais geral do conceito e a evolução da sua percepção ao longo do tempo, para só depois considerar a presença e evolução dos considerados escritores malditos na literatura portuguesa. Além disso, se é certo que são necessários alguns conhecimentos para compreender certos conceitos e referências, também o é que é possível descobrir nomes e teorias que serão, talvez, menos conhecidas do que deveriam. Deste retrato claro e organizado, quer a nível histórico, quer de exposição de conceitos, fica um conjunto fascinante de informação e de referências e, principalmente, uma ideia muito completa do enquadramento do que define o escritor maldito no contexto da história da literatura.
E depois há todo um leque de questões a considerar, relativas à associação entre génio e miséria, entre a necessidade de uma vida de provação e o conhecimento das musas. Também estas questões, consideradas na forma como foram analisadas por diferentes protagonistas, se revelam fascinantes, introduzindo uma nova perspectiva para o tema, ao mesmo tempo que levam a considerar a inevitável multiplicidade de perspectivas no meio literário, ao longo do tempo e numa mesma época.
Interessante, completo e esclarecedor, este é, pois, um livro com uma análise clara para o conceito que lhe serve de base e que, com o seu retrato preciso dos cenários e das figuras associadas à ideia de escritor maldito, bem como pelo desenvolvimento do contexto histórico, apresenta uma perspectiva global fascinante. Muito interessante, portanto, e muito bom.

Sem comentários:

Enviar um comentário