quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Um Dia em Dezembro (Josie Silver)

Basta um olhar pela janela de um autocarro para Jack e Laurie sentirem o amor despertar. Mas... o momento passa, Jack não entra no autocarro a tempo e a verdade é que nada sabem um sobre o outro. E, quando voltam a encontrar-se, é com Jack como namorado da melhor amiga de Laurie. Aquele momento fugaz passa a ser um segredo a guardar a todo o custo. Nem Jack nem Laurie querem magoar Sarah, o que faz com que o que sentem um pelo outro tenha de ser sufocado. Os anos passam, a vida move-se. Jack e Laurie constroem vidas distintas. Mas o amor, esse, continua lá. Ainda que, ano após ano de oportunidades desperdiçadas, esse amor possa parecer um caso perdido.
Desde o encontro inicial à sucessão de peripécias e desencontros que definem todo o enredo, este é um livro que faz lembrar as comédias românticas tão típicas desta época do ano, sendo, por isso, uma bela leitura natalícia. Mas é mais do que apenas isso. Embora a história comece num dia em Dezembro, abrange vários anos e um vasto percurso de crescimento para as suas principais personagens. O resultado é uma história surpreendentemente complexa, mas também com toda a leveza que se espera de um livro deste género.
Nem Laurie nem Jack (nem os que lhes são mais próximos) são personagens perfeitas. Pelo caminho, há discussões, desentendimentos, gestos cruéis, desilusões... enfim, a vida, nos lados bons e nos maus. E, se estes comportamentos e atitudes negativas fazem com que a empatia para com as personagens se dilua, às vezes, também é verdade que tornam as personagens mais humanas. Afinal, ninguém é perfeito, não é verdade? E não deixa de ser marcante o facto de Jack e Laurie fazerem escolhas certas e escolhas erradas - e sofrerem as consequências de ambas. 
É também, como seria de esperar, uma história bastante emotiva, já que tudo se encaminha para a resolução de um grande amor longamente adiado. Mas, se a conclusão em si é relativamente previsível, já o caminho até lá chegar - e até mesmo a forma como as coisas acontecem - está longe de o ser. Há vários momentos surpreendentes ao longo do enredo: momentos devastadores, momentos divertidos, encontros, despedidas, laços que se quebram e voltam a formar-se... No fundo, o que parece é que a vida das personagens é completa, não se cingindo à história de amor central. E isso torna tudo mais interessante. 
Há ainda um aspecto aparentemente secundário, mas que contribui também para realçar alguns dos aspectos mais complexos das personagens: as relações entre casais. A forma como a relação entre Jack e Sarah evolui realça as diferenças de personalidade. Já em relação a Laurie e Oscar, são as diferenças de meio social - e até uma certa expectativa de cedência gerada por essas diferenças - o verdadeiro contraste. Mas, à sua maneira, ambos os casais representam o mesmo tipo de imperfeição que os torna humanos e vulneráveis. Às vezes, gostamos um bocadinho menos das personagens pelos comportamentos que têm - mas a verdade é que isso também as torna mais reais.
História de amor à primeira vista e do longo caminho em direcção ao amor, mas história também de gente imperfeita a tentar fazer o melhor possível, trata-se, pois, de um livro leve, mas surpreendentemente certeiro na caracterização das personagens que o povoam. Cativante, emotiva e surpreendente, uma boa leitura.

Autora: Josie Silver
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário