quinta-feira, 30 de abril de 2020

Y - O Último Homem: Os Porquês e os Portantos (Brian K. Vaughan, Pia Guerra e José Marzán Jr.)

Yorick tem finalmente as respostas sobre o motivo da praga que exterminou (quase) todos os homens do planeta. Agora, falta-lhe reencontrar a namorada que, durante todo esse tempo de busca, nunca lhe saiu do pensamento. Mas essa última fase do caminho não está isenta de perigos. Há quem continue à sua procura, alguns devido aos laços que os unem, mas outros com motivações mais duvidosas. E os anos passaram, de facto, o que significa que nem Yorick nem Beth são os mesmos que quando tudo começou. E o que devia ser um final feliz transforma-se em algo de muito diferente...
É o volume final de uma série toda ela cheia de surpresas, por isso seria, à partida, expectável que continuasse a surpreender. Mas provavelmente não desta forma. É que, ao longo de todo o caminho, com todos os altos e baixos da busca de Yorick por respostas, houve algo que se manteve mesmo nos momentos mais difíceis: o estranho e delicioso sentido de humor do protagonista, capaz de conferir leveza até aos momentos mais sombrios. E, juntando a isto o verdadeiro crescimento interior demonstrado por Yorick, era inevitável chegar a este ponto a torcer por um final limpo e tranquilo para alguém que passou por tanta coisa. Bem... não vou, obviamente, dizer como termina. Direi, sim, que é muito mais complexo e emocionalmente marcante do que o esperado. E também estranhamente adequado.
É também algo de particularmente notável a forma como, neste último volume, o cerne da história se desloca da busca por uma resposta global para a construção de um destino pessoal. Yorick, Beth, a agente 355, Hero... todas as personagens encontram neste último volume o seu derradeiro caminho, o que é particularmente interessante tendo em conta que a conclusão se projecta para sessenta anos no futuro. Mas também neste aspecto é Yorick que se destaca, com o reencontro, as derradeiras revelações e os confrontos finais a darem lugar a uma conclusão mais profunda e pessoal, em que os laços do caminho deixam a sua última marca, abrindo portas a um último vislumbre do artista de fugas que tantas aventuras protagonizou.
E importa ainda olhar uma última vez para o factor visual e, sobretudo, para a expressividade dos rostos. Há pequenas coisas que se tornam mais evidentes do que nunca: as semelhanças entre Yorick e Hero, a forma como as emoções se espelham nos rostos e até as ligeiras diferenças entre o Yorick original e o seu... legado, por assim dizer... fazem com que até o mais pequeno dos momentos pareça transbordar de vida. Além disso, há entre as personagens coisas que ficam por dizer, mas que se vêem na forma como as suas expressões são desenhadas.
Intenso, pessoal e cheio de surpresas, é, sem dúvida, um final à altura das altas expectativas criadas pelos volumes anteriores desta longa série. E é também o destino adequado - ainda que não o expectável - para um núcleo de personagens que, nesta longa jornada, se foi gradualmente tornando inesquecível. Yorick Brown termina aqui a sua história... mas continua na memória de quem a ler.

Autores: Brian K. Vaughan, Pia Guerra e José Marzán Jr. 
Origem: Aquisição pessoal

Sem comentários:

Enviar um comentário