domingo, 9 de novembro de 2014

Tempo Limite (Janet Evanovich e Lee Goldberg)

Nick Fox é o décimo da lista dos mais procurados do FBI. Kate O'Hare é uma gente com uma obsessão em persegui-lo. Mas, juntos, formam a melhor das equipas. Foi isso, aliás, que os uniu na missão secreta de agir, sempre que necessário, para alcançar os que o poder tornou intocáveis. Desta vez, o que se passa é que um artefacto valioso, supostamente pertença do Smithsonian, deve ser devolvido ao governo chinês como um gesto de boa vontade. Mas o problema é que o verdadeiro artefacto não está no museu, tendo sido substituído por uma falsificação após um roubo que nunca foi divulgado. Agora, cabe a Nick e Kate conceber o golpe que lhes permitirá recuperar o galo de bronze. Mas, tendo em conta que quem o tem na sua posse é um indivíduo poderoso e sem escrúpulos, as coisas podem tornar-se complicadas...
Se compararmos este livro (e o anterior O Golpe) com os de outras séries da autora, há, desde logo, um elemento que sobressai e que é, aliás, um dos seus grandes pontos fortes. Mais sóbrio, ainda que com humor quanto baste, e com um enredo em que os acontecimentos têm menos de improvável, este é um livro bastante mais equilibrado, menos centrado no humor e mais na acção e, por isso mesmo, mais cativante. Além disso, ao deixar aos acontecimentos um maior protagonismo, não só a história se torna mais plausível, como o ritmo da acção, com todos os perigos envolvidos e a forma como estes moldam a interacção entre as personagens, se torna bem mais viciante.
Para isso contribuem também as próprias personagens. De naturezas diferentes, mas, apesar disso, com muito em comum, Nick e Kate formam, de facto, uma boa equipa. As suas personalidades complementam-se e, por isso, a forma como interagem surge como algo de natural. Seja nos momentos de tensão, seja nos episódios mais divertidos, e sem esquecer ainda o ocasional - mas muito bem conseguido - toque de emoção, a interacção entre os protagonistas nunca deixa de cativar. Além disso, as restantes personagens, quer aliados, quer inimigos, contribuem também com as suas peculiaridades para tornar o enredo mais interessante. 
E se tudo isto contribui para a intensidade do enredo, é claro que os acontecimentos em si são, ainda e sempre, a base essencial. Planos arriscados que resultam em situações caricatas, perigos e ameaças contornados - ou enfrentados - da melhor forma possível, dúvidas de consciência que moldam o rumo dos acontecimentos e planos brilhantes para conseguir o (aparentemente) impossível dão forma a uma história em que a acção é constante, a diversão é garantida e tudo é equilibrado nas medidas certas.
O resultado é um livro que não desilude. Leve quanto baste, mas intenso e surpreendente, repleto de acção, mas com o toque perfeito de humor e de emoção, cativa desde as primeiras páginas e nunca deixa de surpreender. Com uma boa história e personagens carismáticas, a soma de tudo é, claro, um livro muito bom.

Sem comentários:

Enviar um comentário