segunda-feira, 8 de maio de 2017

Blaze e os Amigos (Nickelodeon)

Blaze e as Monster Machines. Conhecem a série de desenhos animados? Pois bem, este livro, à semelhança dos livros da Patrulha Pata, de que também já falei por cá, parte do mesmo grupo de amigos da série para apresentar aos seguidores dos desenhos animados novas aventuras das suas personagens preferidas. E o que este primeiro livro faz é precisamente apresentar as personagens, centrando-se essencialmente num muito sintético resumo das suas características. 
Ora, não sendo eu nem criança nem conhecedora da série, escusado será dizer que não me encontro no público-alvo destes livros. E é talvez este facto que faz com que reconheça a utilidade deste primeiro livro que, não tendo propriamente uma história, permite ficar a conhecer as suas personagens principais. Para quem nunca viu a série, é fácil ficar a conhecer os protagonistas - e ao conhecê-los, surge uma certa curiosidade em saber mais - seja pelos desenhos animados, seja por outros livros. 
E tudo o que desperte curiosidade é bom, certo? Principalmente quando, através de um livro muito, muito simples, mas com imagens bonitas, um texto acessível e um ponto de partida muito claro para o que é, obviamente um mundo mais amplo, se incentiva à leitura e à descoberta de novas histórias. E, assim sendo, fica, desde muito cedo, a ideia de que este livro pode funcionar como um primeiro incentivo à leitura para os mais novos, seja porque já conhecem as personagens da televisão, seja porque, mesmo não conhecendo, a forma como o livro as apresenta é bastante cativante.
Ficam perguntas? É claro que ficam perguntas, principalmente porque este livro é basicamente uma apresentação. Mas é precisamente isso que faz com que, como primeiro livro, resulte bastante bem: não conhecendo, deixa vontade de saber mais. Conhecendo de antemão, fica a curiosidade em saber o que se segue.
É um livro curto, muito simples e que parece funcionar simplesmente como ponto de partida. Mas, bastante bonito, visualmente apelativo e fazendo parte de um universo bastante maior, parece ser também uma boa forma de despertar os mais novos para o interesse para a leitura. E esse é sempre um bom objectivo a ter em vista.

Título: Blaze e os Amigos
Autor: Nickelodeon
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário