segunda-feira, 15 de maio de 2017

Grandes Discursos da História (Henrique Monteiro)

Da antiguidade até aos nossos tempos, e ao longo de muitos séculos de história, muitas foram as palavras que marcaram o rumo de uma era. Apelos à paz, à resistência, ao sacrifício, à igualdade. Cada um à sua maneira e no contexto do seu tempo, todos os discursos marcaram, de alguma forma, a época em que foram proferidos. E talvez o mundo não fosse o mesmo sem estas palavras. O que é certo é que, proferidas há poucos anos ou num passado distante, continuam a conter na sua essência uma mensagem relevante e intemporal.
Sendo tão vasta em grandes figuras (e em grandes palavras) a história universal, seria inevitável que fosse feita uma selecção - caso contrário, este livro seria muito maior. E, justificada, tanto quanto possível, pelo autor, esta escolha é um dos primeiros aspectos a destacar nesta leitura, pois, sendo relevantes algumas das questões que o próprio autor levanta (como, por exemplo, o grande domínio de figuras do ocidente), fica, ainda assim, a sensação de uma escolha equilibrada, no sentido em que percorre muitos dos momentos cruciais da história. Haveria outros discursos a merecer um lugar neste livro? É bem provável. Ainda assim, a imagem que fica do todo é a de um conjunto suficientemente completo.
Outro aspecto a destacar é a organização do livro, partindo dos mais antigos aos mais recentes e acrescentando-lhes uma breve nota biográfica e explicativa que permite enquadrar o discurso no contexto em que ele foi proferido. São notas muito breves e, dizendo respeito a grandes figuras históricas, é inevitável a sensação de que mais haveria a dizer - sobre o autor do discurso e sobre a história do seu tempo. Ainda assim, não é esse o objectivo e o que é dito basta para uma melhor compreensão dos discursos - eles, sim, a essência deste livro.
Quanto aos discursos em si, não há muito a dizer, pois as palavras valem-se a si mesmas. Realçar apenas uma imagem que fica depois de os ler a todos - a de que há questões que transcendem tempos e mentalidades e que, de tão fundamentais, mantêm toda a relevância por mais séculos que passem. Há pontos em comum em vários destes discursos - liberdade, paz, igualdade, coragem - e é também desses pontos que se faz a história e o futuro. Daí a pertinência destas palavras - porque as questões do passado são, no fundo, as mesmas do presente.
Tudo somado, a impressão que fica é, pois, a de um bom livro para conhecer a história através da voz das suas principais figuras. E a de uma leitura muito interessante para reflectir sobre em que bases assenta o mundo. 

Título: Grandes Discursos da História
Autor: Henrique Monteiro
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário