sexta-feira, 26 de maio de 2017

Damião, a Toupeira Furacão (Anna Llenas)

O Damião é uma toupeira com energia para dar e vender - tanta que, às vezes, os professores e os colegas não sabem bem como lidar com ele e acabam por o deixar de parte. De tantas coisas que dizem sobre ele, o Damião já não sabe muito bem o que pensar e isso entristece-o. A energia, essa, é algo que não consegue controlar. Ou será que não é bem assim? A verdade é que o Damião só precisa de um empurrãozinho para descobrir a melhor forma de aplicar a sua inesgotável energia. E, quando isso acontecer, tudo pode ficar diferente.
Muito simples, cheio de cor, com uma história cativante e uma mensagem muito positiva, este é um livro cheio de qualidades e um bom ponto de partida para ensinar a diferença aos mais novos. Diferença que pode assumir muitas formas, mas que, quando se é criança, se vê até nas mais pequenas coisas. A história do Damião, com toda a sua energia transbordante, é apenas um exemplo disso: uma figura cheia de entusiasmo, mas que, em vez de o aplicar em algo que o apaixone, se vê isolado pelos rótulos que lhe atribuem. E, no fundo, é esta a mensagem que torna memorável este pequeno grande livro: diferenças à parte, cada ser é maravilhoso tal como é. 
Mas, se é a mensagem que faz com que este livro fique na memória, também em tudo o resto há muito de bom para descobrir. Na história, que é muito simples, mas muito cativante na forma como acompanha o irrequieto Damião. Na escrita, que, cingindo-se ao essencial, deixa que os acontecimentos falem por si. E na imagem, que se ajusta perfeitamente à história, unindo-se-lhe num equilíbrio muito, muito cativante. 
Todas estas facetas se conjugam num equilíbrio delicado, em que todos os aspectos são igualmente importantes e em que tudo converge para dar à história - e à sua mensagem - a mais forte expressão possível. E, se é esse o objectivo, então a missão cumpre-se em pleno, pois as ideias não podiam ser mais claras e a forma como ganham vida na história dificilmente poderia cativar mais. O que me leva a um ponto que nunca deixa de ser importante referir: como já devem ter reparado, não faço propriamente parte do público a que este livro se destina, mas isso não me impediu de apreciar plenamente a sua leitura.
Bonito, envolvente e muito bem construído, trata-se, portanto, de um livro pensado para os mais novos, mas capaz de cativar leitores de todas as idades. E, com a sua história terna e a mensagem memorável, fica uma certeza depois desta breve leitura: vale muito a pena conhecer o Damião.

Título: Damião, a Toupeira Furacão
Autora: Anna Llenas
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário