domingo, 14 de maio de 2017

The Watcher (Ross Armstrong)

Lily Gullick e o marido, Aiden, vivem num novo apartamento, parte de um projecto que tem estado a expulsar muitas pessoas das suas velhas casas. As pessoas dos prédios velhos não estão contentes com isso, mas não parece haver nada a fazer – as suas casas não tardarão a ser demolidas. Lily não se importa muito com isso, na verdade. Está ocupada a observar os vizinhos. Mas tem curiosidade, contudo, no que diz respeito à mulher que fala sobre o assunto nos jornais. E quando, após lhe ter feito uma visita nocturna, a mulher é encontrada morta, Lily começa a desconfiar. E a sua vigilância atenta aos vizinhos transforma-se numa obsessão – e na fonte de muitos sarilhos futuros.
Contada do ponto de vista de Lily no que parece ser uma série de diários dirigidos a alguém que lhe é próximo, esta é uma história que intriga desde o início e nunca deixa de surpreender até ao fim. Primeiro, há a estranhamente cativante relação com Aiden e os estranhos hábitos de Lily de observar os vizinhos como se de aves se tratasse. Depois, há a investigação de Lily sobre a mulher morta. E, daqui em diante, novas revelações surgem a cada novo capítulo, projectando os eventos anteriores a uma nova luz e também levantando questões sobre a veracidade da história que Lily conta. A soma de tudo isto é uma história cheia de surpresas, da primeira à última página.
Também muito intrigante é a forma como as suspeitas de Lily influenciam a percepção do leitor do que está a acontecer. As características que atribui a cada personagem tornam-nas mais ou menos suspeitas, ainda que não haja muitas a encaixar no estereótipo da boa pessoa. Excepto… uma, talvez. E isto é uma parte tão importante na fase inicial do enredo que quando a (primeira) grande revelação surge e tudo é questionado, tudo ganha uma nova perspectiva e é Lily quem ocupa o centro de todas as questões.
Há muitos elementos inesperados neste livro – bem, além do crime que é preciso resolver. O passado de Lily, Aiden, a pessoa misteriosa a quem ela escreve e também a forma como vê os potenciais suspeitos e cúmplices. E, da teia intrincada que une todas estas coisas, resulta uma leitura muito intensa e cativante. Lily pode nem sempre ser o tipo de personagem com quem se simpatiza – e, sim, às vezes parece confiar com demasiada facilidade – mas as circunstâncias em que parece meter-se sozinha nunca deixam de surpreender. E isto, conjugado com as medidas certas de tensão, mistério e perigo, resulta numa história bastante memorável.
É isto, portanto, que define este livro: uma leitura intensa, intrigante e, no global, memorável, cheia de mistérios e cheia de surpresas do início ao fim. Muito bom.

Título: The Watcher
Autor: Ross Armstrong
Origem: Ganho num passatempo

Sem comentários:

Enviar um comentário