terça-feira, 21 de novembro de 2017

The Living Memory (Tim Byrne e Emma Dyer)

Io tem um dom. A sua extraordinária memória permite-lhe reviver e reajustar tudo o que alguma vez viu, sentiu ou viveu. Mas um dia as suas explorações vão um pouco longe demais e Io dá por si expulsa da sua vida real e nas memórias de outra pessoa. Talia é a assistente de um mesmerista na Londres vitoriana e não parece ficar nada satisfeita com a sua hóspede – ou delírio – inesperado. Mas ambas partilham o mesmo dom e Talia pode fazer maravilhas com a sua memória. À medida que começam a descobrir o que têm em comum, o dom de Talia atrai atenções inesperadas. E não tarda a que Talia e Io se vejam envolvidas no meio de um duelo entre ciência e magia – ou na visão que alguém tem sobre ambas. Apanhadas nos meandros de duas organizações diferentes, Talia e Io têm de decidir o que querem fazer das suas vidas. Caso contrário, ficarão presas para sempre.
Narrado pela voz de Io, mas com um vasto cenário de tempos e imaginação, uma das primeiras coisas a impressionar neste livro é a extraordinária visão das memórias que evoca. Da memória enquanto algo fluido e mutável, mas também parte fundamental da alma. E isto é algo… bem, memorável – principalmente por dar vida a todo um novo mundo, com todos os seus perigos e maravilhas. O dom de Io é algo de especial e basta para intrigar desde o início. Mas, a partir do momento em que as suas capacidades se expandem para um cenário mais vasto, tudo se torna ainda mais impressionante. E Talia… bem, enquanto homóloga de Io, é óbvio que têm muito em comum. Mas também têm as suas próprias características e personalidades, e isso torna a história muito mais empolgante.
Io e Talia são a alma desta história, principalmente pois grande parte acontece dentro das suas memórias. Mas o próprio cenário é bastante impressionante, em primeiro lugar por seguir duas épocas muito diferentes, mas principalmente devido à intensidade do enredo. Mandeville, os Memento Mori, os Imortais… há tanto de fascinante nesta história que é difícil deixá-la para trás depois de terminada a leitura.
E há também uma mensagem muito positiva. Muitos dos problemas de Io – e de Talia também – vêm de terem escolhido fazer o que delas se espera ou o que pensam que deixará os outros felizes em vez do que realmente querem fazer. E o seu caminho é tanto de perigos e aventuras como de descoberta do que realmente querem. A vida é feita de escolhas – e as delas trazem consigo uma evolução impressionante.
Intensamente urdido, muitíssimo bem escrito e com uma história tão poderosa como as muito impressionantes personagens que nela vivem, a soma de tudo isto dá uma leitura muito intensa e fascinante, uma grande história sobre os labirintos da memória e a necessidade de fazer a diferença no presente e um livro que, sem dúvida alguma, recomendo.

Título: The Living Memory
Autor: Tim Byrne e Emma Dyer
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário