sábado, 22 de fevereiro de 2020

A Construção do Mundo (Marc Augé)

O mundo é algo em constante mutação e, tal como tudo o resto, também as crenças e ideologias evoluem. Ao debruçar-se sobre as crenças, cosmogonias e movimentos religiosos dos povos africanos, este livro traça, no seu conjunto de artigos, um retrato de uma diferença com bases comuns, em que o factor colonial tem sempre um peso considerável, seja pelas influências ocidentais e pela simples interpretação que fazem daquilo que vêm. E esta visão complexa, apesar da brevidade, deixa uma imagem bastante clara: a de que tudo é mais vasto do que aparenta e há sempre um significado mais profundo a contemplar.
Embora seja um livro relativamente conciso, com as suas cerca de cento e cinquenta páginas, o seu registo académico parte da premissa de algum conhecimento prévio sobre os temas. Quer isto dizer que, apesar da brevidade, não será leitura fácil para quem poucas ideias tiver sobre estes assuntos. Ainda assim, embora ao olhar desconhecedor possa parecer um pouco confuso - e exija algumas pesquisas complementares, - a verdade é que está repleto de informação interessante, não só sobre as crenças e cosmogonias dos diferentes povos africanos, mas também sobre a evolução religiosa e dos modos de vida.
Outro aspecto interessante é que, ao conjugar artigos de vários autores, surgem várias ramificações de um ponto de partida comum. Alguns dos textos são mais complexos e específicos, outros debruçam-se mais sobre uma perspectiva geral. E, embora cada um aborde facetas distintas, formam um todo consistente, na medida em que todos eles abordam de uma forma ou de outra o impacto e a força da crença e da tradição nas culturas e normas de povos e instituições.
Não é uma leitura leve, e exigirá concentração e estudo para ser devidamente assimilado. Ainda assim, são muitos os elementos interessantes. Para os que já conhecem estes assuntos, acrescentará decerto outras perspectivas. Para os recém-chegados ao tema, desperta curiosidade e interesse. Exigirá o seu tempo, sim - mas tem, sem dúvida, muito de interessante para revelar.

Autor: Marc Augé
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário