sábado, 8 de fevereiro de 2020

A Menina que Queria Desenhar o Mundo (Adélia Carvalho e Sérgio Condeço)

Era uma vez uma menina que queria desenhar o mundo. Mas como, se o mundo é tão grande? Bem, começando pelo princípio: com um traço. E é a partir de um traço que cresce, que se expande e que viaja que o mundo se torna desenho. Porque afinal é mesmo verdade que o mundo é grande e só soltando o traço - a imaginação - é possível englobar o mundo inteiro. Basta voar... querer... e não desistir.
É curioso notar que a grande impressão que fica deste pequeno livro é exactamente à semelhança da história que ele contém: a de um mundo grande contido num pequeno espaço. O traço que viaja por muitos lugares para desenhar o mundo é um pouco como este livro, que, nas suas poucas páginas, contém mundos inteiros e grandes mensagens, transmitidas de uma forma tão simples quanto encantadora. E é mesmo possível desenhar o mundo: um mundo onde as diferenças fazem parte da realidade e não são motivo de medo; onde os sonhos se constroem em conjunto; onde a vida ganha encanto precisamente pela sua diversidade; e onde sonhar - e voar - é sempre, sempre possível.
Ora, tendo tudo isto em conta, não será propriamente uma surpresa este outro contraste peculiar: é que é um livro infantil, sim, mas capaz de arrancar sorrisos e até de fazer pensar os leitores mais adultos. Há tanto para explorar nesta pequena história que, mesmo que a infância já tenha ficado lá longe, continua a haver muito em que pensar nesta pequena leitura. E claro, esta universalidade tem ainda o condão de o tornar um excelente livro para ler e discutir com os mais novos - até porque lições para meditar são coisa que não lhe falta.
Sendo certo que o mais importante é sempre o conteúdo, importa ainda lançar um breve olhar à forma, nomeadamente ao equilíbrio entre um texto muito breve, mas com uma fluidez notável e até um certo toque de poesia, e as ilustrações também aparentemente simples, mas que enfatizam na perfeição os melhores aspectos desta pequena história. Além de uma história bonita, é um livro bonito de se folhear - e também isso faz parte do que o torna memorável.
O que fica é, então, tão simples e tão vasto como o traço com que a menina deste livro desenhou o mundo: uma história breve, mas belíssima, com ternura e encanto nas medidas certas e tanto, mas tanto de importante em que pensar... Bonito, cativante e muito bem construído, um livro infantil para... crianças dos oito aos oitenta.

Autores: Adélia Carvalho e Sérgio Condeço
Origem: Recebido para crítica

1 comentário:

  1. Muita obrigada pelas palavras tão lindas, e pela execente interpretação que fez do meu livro.
    um abraço
    Adélia Carvalho

    ResponderEliminar