terça-feira, 27 de outubro de 2009

"Com Todas as Letras" - Livros, Autores e Editores em Debate

Com organização da revista Os Meus Livros e da Sociedade Portuguesa de Autores, têm vindo a decorrer no Auditório Maestro Frederico de Freitas (Lisboa) uma série de debates sobre os mais variados temas. As sessões são às 18h30 e a de hoje tem como tema FC e Literatura Fantástica: O Reinado da Imaginação. A sessão de hoje contará com um painel constituído por João Seixas, editor da Livros de Areia e colaborador da Os Meus Livros, David Soares, escritor e ensaísta, Pedro Reisinho, editor da Gailivro e Luis Corte-Real, editor da Saída de Emergência.

Ficam também desde já os temas escolhidos para as próximas sessões:

Dia 27 de Outubro FC e Literatura Fantástica: O Reinado da Imaginação
Dragões, mundos misteriosos, seres diferentes de nós, ou uma outra forma de contar a nossa própria existência? Se ontem eram naves espaciais, hoje são os vampiros quem conquista todos os olhares. A Literatura Fantástica e a Ficção Científica espelham a imaginação de quem a escreve e de quem as lê. Editores, críticos e autores oferecem-nos a sua visão sobre tudo isto, numa viagem pelo desconhecido.

Dia 10 de Novembro Editar sem Editora: Quem faz o quê?
Num país onde se lançam perto de quatro dezenas de livros por dia, não são só as editoras que os fazem nascer. As mais diversas instituições, públicas ou privadas, encomendam livros ou sugerem edições, de acordo com as suas áreas de actuação. Como nascem, de que forma são divulgadas e a quem se destinam essas obras? Uma sessão que reúne, autarquias, outras instituições e crítica literária.

Dia 24 de Novembro Livrarias de ontem, Livrarias de hoje, Livrarias de sempre
As livrarias são o espaço de excelência para os livros e os seus apreciadores. Em tempos locais de convívio, hoje grandes espaços de consumo, continuam a ser um local de eleição, para todos os que gostam de livros e vivem em torno deles. Grandes redes livreiras, pequenos projectos com assinatura, em Lisboa e não só.

Dia 9 de Dezembro: Um Balanço com Balanço
No final de mais um ano, coincidindo o último debate desta segunda série, é tempo de se fazer o balanço. O que se editou, o que se gostava de ter editado, o que vendeu mais, as apostas que passaram ao lado, o mercado que mudou, as surpresas e as confirmações. O olhar das grandes e pequenas editoras e da imprensa sobre a actividade que deu origem a este ciclo: a edição de livros em Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário