quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Novidades GestãoPlus para Outubro

RELAÇÕES PÚBLICAS SEM CROQUETE, Renato Póvoas

Relações Públicas sem Croquete. Mas afinal de que trata este livro? Renato Povoas que começou por criar um blog com este mesmo nome, há quatro anos, decidiu agora lançar um livro sobre esta área que tantas vezes esquecida e mal percepcionada, já merece! Todos falam por exemplo sobre as vantagens da publicidade, os resultados (quase) milagrosos que esta disciplina proporciona às empresas, mas quando se aborda as relações públicas, ou não sabem ao certo o que é, ou têm uma imagem totalmente errada das suas potencialidades. São estes que ajudam que as RP sejam ainda percepcionadas por muitos como a área do croquete, do bolinho e da "carinha laroca".
Infelizmente, como em todas as áreas, também nas relações públicas existem bons e maus profissionais, acções de comunicação que resultam, e outras que nem por isso.
Não desperdice mais nenhum euro nas tradicionais campanhas publicitárias e aposte na criatividade e transparência das RP, que são sinónimo de vendas e sucesso. Não tenha medo de arriscar. Inove. Só assim conseguirá vencer e ser o número 1!
As RP têm assumido um papel preponderante no mundo das organizações. Sem a espectacularidade de outras áreas, as RP gozam actualmente de maior projecção no contexto empresarial, fruto dos resultados obtidos. Porém, existe ainda um longo caminho a percorrer no esclarecimento público desta disciplina e na exploração de novos ângulos de abordagem. Este livro, perante o complexo e dinâmico paradigma de comunicação actual, pretende retratar esta realidade de forma pragmática e revelar técnicas para chegar eficazmente aos consumidores.

Sobre o autor:
Renato Póvoas é fundador e managing partner da Guess What – Public Relations.
Licenciado em Comunicação Empresarial, na Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa, exerceu funções de consultor de comunicação em diversas agências de Relações Públicas, tendo acumulado experiências em variadas áreas.
Mestrado em Marketing Management no INDEG/ISCTE. Em 2004, criou o primeiro blogue nacional sobre RP, intitulado «Relações Públicas Sem Croquete».

ZARA E AS SUAS IRMÃS, Enrique Badía

Qual é o segredo da Zara e das suas irmãs? Como se consegue criar uma marca sem marketing? Como se consegue divulgar um produto de forma tão abrangente, vestindo homens, mulheres e crianças de todas as origens étnicas e sociais? Pode custar a acreditar que o segredo do sucesso da Inditex repouse no mais puro bom senso e em receitas de management tão simples como: escolher bem os colaboradores, formá-los bem, dar-lhes competências e deixá-los actuar; eliminar tarefas e intermediários desnecessários; investir nas melhores localizações e na implantação de lojas; reduzir os saldos ao mínimo; escutar atentamente o feedbackdos clientes; seguir cuidadosamente as novas tendências…
A Inditex… não podemos virar uma esquina sem encontrar uma loja do grupo – e pelo menos uma dúzia de pessoas com peças de roupa dessas lojas!
Como se deu o crescimento desta marca incrível, a primeira multinacional ibérica de prêt-a-porter?
É sabido que Amâncio Ortega, o seu recluso fundador, começou com uma pequena fábrica de têxteis na Galiza, que pertencia à sua família, e domina hoje uma das mais lucrativas empresas do mundo da moda.
Não perca esta revelação exclusiva sobre o funcionamento de um dos gigantes mundiais da indústria têxtil e descubra com que linha se cose o verdadeiro sucesso!

Sobre o autor:
Enrique Badía tem uma vasta experiência como jornalista e empresário. Foi sub-editor da secção de Economia do jornal El País, subdirector do jornal Cinco Dias, director editorial da revista Cambio 16, director do gabinete da presidência da Iberia, director adjunto da presidência da Airtel e director-geral da Comissão do Mercado das Telecomunicações.
Para além do trabalho como autor, consultor e analista económico, colabora com diversos media de destaque em Espanha.

Sem comentários:

Enviar um comentário