sábado, 26 de setembro de 2015

A Vinha do Anjo (Sveva Casati Modignani)

Angelica Brugliani é uma mulher de sucesso a lidar com uma situação difícil na sua vida pessoal. Tendo recentemente descoberto que o marido a trai, vê-se na necessidade de tomar uma decisão que sabe que vai mudar a sua vida. E é enquanto pensa, com mágoa, naquilo em que o seu casamento se tornou, que Angelica se vê envolvida num acidente. Ainda que sem grandes consequências, esse acidente marcará o ponto de viragem na sua vida. Primeiro, porque funciona como o despoletar de uma acção relativamente aos casos do marido. Mas, principalmente, porque o seu caminho se cruza pela primeira vez com aquele que poderá ser o homem da sua vida. Mas depois de tantas desilusões e com tanto em que pensar, poderá Angelica acreditar ainda na existência do homem perfeito?
História de uma mulher forte, mas humana e, por isso, vulnerável, este é um livro que surpreende, em primeiro lugar, pela forma como entrelaça as possibilidades românticas com uma história mais vasta. Há um envolvimento emocional considerável - e não apenas na história de Angelica - , mas também uma boa dose de realidade, com sonhos concretizados e abandonados, vidas profissionais complexas e exigentes e percursos de crescimento que não acabam com a entrada na idade adulta. 
É, na verdade, esta teia de elementos diferentes, mas tão cuidadosamente equilibrados que torna a história tão interessante, pois, mesmo quando é fácil compreender as decisões das personagens, permanece a vontade de saber mais. E, continuando a acompanhar os acontecimentos, surgem surpresas e escolhas diferentes e, no fim, tudo acaba por fazer sentido. É assim, ao acompanhar o crescimento das personagens, que a história ganha força. E é isso, precisamente, que a torna tão envolvente.
Também cativante é a escrita da autora que, sem elaborações desnecessárias, mas fluída e equilibrada na forma como apresenta as diferentes facetas do seu enredo, sejam elas a beleza dos cenários ou o impacto emocional de uma descoberta inesperada, confere à história um ritmo quase irresistível. Mesmo na fase inicial, quando há muitos mistérios por desvendar e algumas das escolhas são difíceis de compreender, esta fluidez cativa para a história, despertando a vontade de continuar a ler e de descobrir o que se segue.
Ainda um outro aspecto particularmente relevante - e interessante - é a construção do passado das personagens. Aqui, é Tancredi que se destaca, pois estão no seu passado alguns dos momentos mais marcantes da história. Ainda assim, há no passado de todas as personagens mais relevantes algo de marcante para descobrir e um conjunto de emoções que, com raízes profundas, contribuem também em muito para a construção de um final memorável, surpreendente - e muito adequado.
A soma de tudo isto é, claro, uma boa leitura. Uma história cativante, com personagens fortes e em que o romance tem um papel importante a desempenhar, mas onde todas as outras facetas da vida são igualmente relevantes. Envolvente, surpreendente e marcante em todos os momentos certos, um livro que recomendo. 

Título: A Vinha do Anjo
Autora: Sveva Casati Modignani
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário