segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Tentadora ao Cair da Noite (Emma Wildes)

Desde que ficou viúva, Sophie Meadows tentou manter-se virtuosa, ao mesmo tempo que, para preservar a sua independência, recusava todos os seus pretendentes. Mas Sophie sente que lhe falta alguma coisa e é por isso que decide ceder à sedução do seu admirador secreto. Na verdade, ela já sabe quem é e a única coisa que exige a Julius Valacourt é que mantenha a discrição. Mas, por mais que ambos queiram manter o distanciamento emocional e viver apenas uma paixão ardente, há algo de mais profundo a nascer entre ambos. E escolher o caminho óbvio pode ser tudo menos fácil.
Um dos aspectos mais interessantes deste livro, à semelhança de outros da autora, é o facto de, tendo o romance como ponto central, se dividir, ainda assim, entre as histórias de dois casais. E se Sophie e Julius são nitidamente as figuras dominantes, há algo de refrescante no crescimento paralelo da história do outro irmão Valacourt, pois permite ver claramente as semelhanças e as diferenças, acrescentando ainda um pouco mais de complexidade à história, já que, apesar do que têm em comum, há também claras diferenças entre os dois casais.
Ora, havendo duas histórias a acontecer, e nenhuma delas particularmente simples, fica, por vezes, a impressão de que partes da história são contadas de forma um pouco apressada, deixando assim algumas dúvidas em aberto. Isto aplica-se principalmente ao passado das personagens, que é abordado, de facto, e que molda em grande medida algumas das suas decisões, mas que acaba por ser exposto de forma muito breve. Não são informações essenciais ao desenvolvimento da história - até porque, num caso em particular, o aspecto mais relevante introduz-se no enredo em todo o seu máximo impacto. Ainda assim, teria sido interessante saber mais.
Mas, voltando ao romance, que é, na verdade, o centro de toda a narrativa. Há, neste aspecto, vários pontos a destacar-se. O primeiro é o contraste entre as circunstâncias dos dois casais, já que Sophie e Julius partem de uma relação de amantes, enquanto que a história de Jonas e Olivia é bastante mais... convencional. O segundo é o equilíbrio entre sensualidade e inocência, resultante até certo ponto desse tal contraste, mas também do crescente envolvimento emocional das personagens. E há ainda um outro equilíbrio, o da forma como a autora conjuga sensualidade, emoção e uns quantos deliciosos laivos de e humor, para dar à sua narrativa uma envolvência que resulta tanto do impacto dos grandes momentos como da leveza das pequenas coisas.
A soma de tudo isto é uma história aparentemente bastante simples, mas cativante e surpreendente. Uma história em que dominam o romance e a sensualidade, mas onde outros momentos e tipos de afecto contribuem para tornar as coisas mais interessantes. E um livro que, envolvente desde o início e equilibrado em todas as suas facetas, proporciona uma leitura leve e envolvente. Uma boa leitura, portanto.

Título: Tentadora ao Cair da Noite
Autora: Emma Wildes
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário