quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Ventos de Mudança em Summerset Abbey (T.J. Brown)

O mundo está a mudar. Foi, aliás, uma mudança drástica que fez com que os caminhos de Victoria, Rowena e Prudence se separassem. Mas o que está a acontecer é mais do que a alteração provocada por uma tragédia pessoal. É a própria mentalidade da época que está a ganhar uma nova forma, movida em grande parte pela chegada da guerra. Um ano antes, ninguém teria imaginado uma mudança tão drástica nas suas vidas: Rowena noiva de Sebastian e a pilotar aviões; Victoria a viver sozinha e a trabalhar como enfermeira; Prudence a superar as memórias de uma vida passada e a adaptar-se ao seu novo papel. Mas há ainda assuntos inacabados. E, para seguirem em frente com as suas vidas em tempos tão sombrios, as três irmãs têm, inevitavelmente, de enfrentar aquilo que as assombra - e de fazer uma escolha.
Retomando a história dos volumes anteriores e tendo por isso bastante em comum com eles, este é um livro que, enquanto conclusão da trilogia, vem responder a muitas das perguntas deixadas em aberto. Desde a relação de Rowena com Jonathon e Sebastian à estranha amizade de Vic e Kit, passando ainda pelas mudanças que ocorrem no casamento de Prudence, há muitas pontas soltas que, tendo ficado em aberto nos volumes anteriores, encontram aqui uma resolução final. Acrescente-se a isto a turbulência de um cenário de guerra e se há coisa que não falta neste livro é acontecimentos a explorar.
Talvez por isso fica a impressão de que alguns aspectos do enredo podiam ser mais desenvolvidos, já que situações como a de Victoria a trabalhar na frente ou o que acontece a Andrew têm um potencial emotivo que acaba por não ser plenamente explorado. Há, ao longo de todo o livro, a sensação de uma distância para com as personagens que resulta, em grande medida, do desenvolvimento sucinto dos acontecimentos. Isto não quer dizer que não haja emoção, porque há-a em abundância. Fica, ainda assim, a impressão de que mais poderia ter sido dito sobre este aspecto.
Não deixa por isso de haver muito de interessante nesta história, quer pelas experiências vividas pelas personagens, quer pela mudança de mentalidades que lhe está subjacente. Há, aliás, um aspecto particularmente interessante neste desenvolvimento: é que, apesar de haver uma certa dose de romance no decorrer do enredo, as escolhas verdadeiramente importantes não assentam em idealismos de paixão, mas antes em razões mais realistas. Ora, o final pode ser um pouco menos cor de rosa por causa disto, mas acaba por ser mais adequado.
A impressão que fica é, portanto, a de uma conclusão à altura das expectativas. Um livro que, abordando de forma relativamente simples uma época de complexas mudanças, apresenta um enredo cativante, com personagens fortes e bastantes surpresas ao longo do caminho. Uma boa história, em suma.

Título: Ventos de Mudança em Summerset Abbey
Autora: T.J. Brown
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário