quarta-feira, 6 de junho de 2018

A Casa da Beleza (Melba Escobar)

Karen mudou-se para Bogotá para poder construir uma vida melhor para si e para o filho. Mas a realidade é bastante mais dura do que esperava. Mesmo a trabalhar num conceituado salão de beleza - apropriadamente chamado Casa da Beleza - o dinheiro está longe de chegar para os seus planos e as coisas só tendem a piorar. Ainda assim, o seu trabalho fá-la entrar em contacto com mulheres influentes, desde uma psicanalista à mulher de um congressista, e julga ter até criado algumas amizades. Mas uma das suas clientes morreu em circunstâncias misteriosas pouco depois de uma sessão com Karen. E os responsáveis têm todo o tipo de meios disponíveis para a calar.
Apesar de ter uma morte no centro de grande parte do enredo, um dos primeiros aspectos a surpreender neste livro é que o elemento criminal está muito longe de estar no cerne da narrativa. Sim, há um cadáver, há uma família à procura da verdade e chega até a haver uma espécie de investigação. Mas, à volta disto, há um mundo de influências nas mãos dos poderosos - e de resignação por parte daqueles que não o são. E é este retrato de uma sociedade de meandros obscuros o que realmente define esta história.
Ao contar a história pela voz de uma das clientes de Karen, acompanhando todavia de perto certos aspectos do percurso das restantes personagens, a autora consegue adensar o mistério, ao mesmo tempo que realça o tal lado negro da sociedade que tão presente está até mesmo nas pequenas coisas. Karen parece ser o centro para onde tudo o resto converge, mas também para as outras personagens há características vitais que, num plano mais ou menos secundário, contribuem ainda assim em muito para a nitidez do retrato global. E que retrato é esse? A de um cenário onde tudo é possível com dinheiro e influência e onde a impunidade se afirma em toda a sua expressividade.
Talvez seja em parte por isso que fica a sensação de um final demasiado apressado, pois a construção das relações e das influências foi tão intrincada que custa a aceitar uma conclusão tão súbita. Ainda assim, e apesar desta insatisfação que fica com o que é deixado por aprofundar, é difícil ignorar o impacto do mundo em que Karen e as suas clientes se movem. Um mundo onde a verdade pode ser negada, onde todas as conspirações parecem ser possíveis e onde virar costas é apenas demasiado fácil. Faz sentido, então, a dúvida com que certas coisas terminam, apesar da tal vontade que fica de descobrir um pouco mais.
Fica então a impressão de uma narrativa que, mais que a história de uma morte inexplicável, é um relato de vidas vulneráveis num mundo em que a influência tudo pode. Intrigante, com uma escrita envolvente e um enredo com vários momentos impressionantes, uma boa leitura.

Autora: Melba Escobar
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário