sexta-feira, 8 de junho de 2018

The Trouble Boys (E.R. Fallon)


Quando era criança, Colin O’Brien mudou-se para Nova Iorque com a família porque a mãe precisava de mudar de ambiente. Mas a realidade que encontraram em nada corresponde às expectativas. A vida parece mover-se à base de favores e ligações locais e não tarda a que o preço de viver num sítio desses se torne evidente. Ao chegar, Colin fez apenas uma amizade, com Johnny Garcia, e essa amizade parece ser a única âncora na vida de Colin. Mas o tempo passa. Tragédias acontecem. E, à medida que os caminhos dos dois amigos se separam, também as suas vidas se embrenham mais profundamente nas das organizações criminosas que parecem governar o local. Para prosperar num tal cenário, é preciso abandonar todas as lealdades anteriores. E, ao fazê-lo, Colin descobre que a vida não vale assim tanto…
Acompanhando toda a vida e crescimento de Colin e, com ele, o das muitas pessoas que entram e saem do seu mundo, esta é uma história com tanto de esperança como de desencanto. No início, Colin é tão inocente como qualquer criança, mas isso não tarda a mudar com a descoberta do mundo real. E, à medida que a sua posição se altera, de vítima a protector e depois a executor dos desejos de outrem, também Colin muda. É esta mudança o cerne deste livro, e também a sua tragédia, pois, quando a inocência de Colin se perde, o seu destino torna-se inevitável. E esse conhecimento torna o caminho muito mais intenso.
Colin é uma personagem impressionante, mas é ver o seu caminho no contexto da época que torna tudo mais marcante. As relações e inimizades intrincadas entre os diferentes grupos – e até dentro do mesmo grupo – tornam tudo imprevisível e, ao mesmo tempo, inevitável. E, sabendo como tudo terá de terminar para uma tal personagem, é de certa forma avassalador acompanhar as esperanças, medos, paixões e escolhas de Colin – mesmo nos momentos em que é mais difícil entender os seus actos.
Embora o cenário seja algo complexo, é fácil entrar nesta história. A escrita é precisa, realçando os momentos mais importantes, mas explorando também os pontos de vista de Colin. E a narrativa flui com um equilíbrio quase perfeito de choque e naturalidade. Há ternura e amor, crescimento e amizade – e depois há morte, traição, desencanto. E tudo faz sentido no fim – até mesmo a tristeza que fica da conclusão.
Intenso, intrigante e, a espaços, surpreendentemente emotivo, no fim, tudo se resume a isto: uma história de grandes esperanças em tempos sombrios e de crescer como algo muito diferente do que se esperava nos sonhos de infância. Uma boa leitura, em suma.

Autora: E.R. Fallon
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário