terça-feira, 5 de junho de 2018

Um de Nós Mente (Karen M. McManus)

Simon Kelleher criou uma aplicação onde partilha os mexericos mais sumarentos da escola - quem anda a enganar quem, quem copiou, quem se faz passar por algo que não é. E escusado será dizer que isso não lhe trouxe propriamente grandes amigos. Mas o que ninguém espera é que Simon acabe morto numa sala onde está com outros quatro colegas de castigo, no que começa por parecer um acidente, mas cujas incongruências não tardam a apontar para algo mais funesto. Cedo as suspeitas começam a recair sobre os quatro alunos presentes na sala: Bronwyn, a boa aluna; Cooper, o atleta promissor; Addy, a rainha da beleza; e Nate, o jovem cadastrado. Uma coisa é certa: só eles estavam na sala onde Simon morreu. E todos eles têm segredos que Simon estava prestes a expor...
Misturando os dramas normais da vida escolar com um caso de contornos bastante mais sombrios, este é um livro que cativa, em primeiro lugar, pela naturalidade com que as duas facetas parecem encaixar. Por um lado, a vida normal dos quatro protagonistas, com os dramas, os conflitos e as inseguranças da vida escolar - ainda que agravadas pela infame aplicação de Simon. Por outro, a morte inexplicável de Simon, com a investigação e as atenções mediáticas - bem, como é claro, o crime em si - a criar novos focos de tensão entre e em redor das personagens. E tudo com um ritmo sempre intenso e envolvente, aberto quer a momentos de humor, quer a episódios de grande emoção - mais uma vez, sem esquecer a aura de mistério que envolve o estranho caso de Simon.
Para este equilíbrio contribui em muito o facto de autora acompanhar os quatro suspeitos, narrando partes da história dos seus pontos de vista, o que permite uma visão mais próxima do que lhes está a acontecer e dos segredos que precisam de guardar. Além de manter viva a suspeita, esta forma de contar a história permite ver os diferentes mundos em que as personagens se movem e entender de que forma o ambiente molda a sua posição no mundo. E isto reflecte-se também na forma como investigadores e imprensa lidam com as personagens, levantando pelo caminho várias questões pertinentes.
É fácil entrar no ritmo do enredo e a leitura facilmente se torna viciante, não só pela forma como a autora consegue realçar sempre o essencial, mas também pela mistura de surpresa e empatia que parece acompanhar todo o percurso. Ao dar voz às próprias personagens, a autora realça-lhes os medos e as dúvidas. Mostra-as como são: jovens à procura do seu lugar no mundo, inseguros e vulneráveis e muito longe de perfeitos. E talvez nem sempre seja fácil entender as suas decisões - mas os erros também fazem parte do crescimento e, assim sendo, faz todo o sentido que aconteçam.
Intenso, intrigante e com uma muito envolvente mistura de dramas pessoais, momentos de emoção e segredos perigosos, trata-se, portanto, de um livro que cativa do início ao fim e que, ao longo do seu sempre agradável percurso, consegue abordar vários temas relevantes sem nunca se perder do enredo central. Uma belíssima surpresa, em suma, e um livro que não posso deixar de recomendar.

Autora: Karen M. McManus
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário