sábado, 9 de junho de 2018

O Projeto Acidente (Julie Buxbaum)

Kit é uma rapariga popular, mas a tragédia que lhe roubou o pai fez com que lhe fosse difícil regressar à normalidade. David é um rapaz peculiar, com dificuldades em interagir com os outros e bastante isolado no mundo. Nenhum dos dois espera, por isso, que o momento em que Kit se senta à mesa de David se torne o início de uma bela amizade. Afinal, têm mais em comum do que julgavam e a proximidade parece surgir naturalmente - até mesmo a David, para quem nada é natural. Mas Kit precisa da ajuda de David e do seu génio matemático para encontrar as explicações que procura para o acidente que vitimou o pai. E essas respostas, por mais inocentes que possam parecer, podem muito bem ser o fim do que estava apenas a começar...
Há algo de mágico na forma como a autora consegue pegar num cenário tão aparentemente simples como o da vida escolar e fazer dele a base de toda uma série de temas relevantes. Primeiro, a condição de David e o difícil luto de Kit. Depois, a privacidade na era das redes sociais. E ainda, em torno de tudo isto, a necessidade de aprender a aceitar, a perdoar e a evoluir com os obstáculos da vida. Há na história destas duas personagens todo um percurso de crescimento, e este só se torna ainda mais marcante pelo facto de ambos estarem a passar por uma fase difícil, mas também capaz de lhes abrir os olhos para novas realidades. À sua maneira, os obstáculos levam-nos a crescer e a forma como a autora desenvolve esta caminhada é algo de simplesmente brilhante. 
Também muito impressionante é a forma como as pequenas grandes revelações se conjugam com a relativa naturalidade do quotidiano das personagens. A vida não para - e a escola muito menos. E, apesar das grandes mudanças que Kit e David estão a viver, a vida normal continua a desenrolar-se à volta deles, o que cria um muito cativante equilíbrio entre mudança e normalidade. Equilíbrio esse que, ao sofrer a influência dos novos desenvolvimentos, acaba por ser também o que define os contornos da ligação entre os protagonistas.
E depois há emoção. Aliás, emoção é o que mais abunda nesta história. A ternura das relações familiares, a mistura de choque, angústia e compreensão provocada pelas grandes viragens, a descoberta de um amor frágil que começa a despontar e o tão difícil - mas tão necessário - sentimento de pertença a algum lugar. Nada disto é fácil, na verdade. E, porém, é fácil sentir com as personagens, nos bons e nos maus momentos. É fácil viver com eles esta história e é provavelmente por isso que o final tem um impacto emocional tão grande.
Crescimento, superação e descoberta. São estes os elementos definidores nesta história. Uma história tão cativante pelas personagens em si como pelo percurso de crescimento e pela mensagem de aceitação que dele resulta. E em que tudo parece surgir precisamente na medida certa, para construir uma leitura envolvente, surpreendente e muito, muito emotiva. Uma belíssima história, em suma, que recomendo incondicionalmente. 

Autora: Julie Buxbaum
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário