segunda-feira, 25 de junho de 2018

Ms. Marvel - Fora do Normal (G. Willow Wilson e Adrian Alphona)

Kamala Khan é uma adolescente muçulmana, habituada às regras diferentes da sua família, mas, ainda assim, com uma certa necessidade de encontrar o seu lugar no mundo. Mas a relativa banalidade que tanto a aborrece está prestes a acabar. Quando, durante um fenómeno misterioso, Kamala recebe poderes extraordinários, começa então a perceber que a vida dos super-heróis não é tão simples e fascinante como julgava. E menos fácil se torna se, para ajudar os que precisam, tiver de escapar de casa e de todas as regras que a regem...
Um dos primeiros aspectos a chamar a atenção neste primeiro livro é o facto de se passar num universo de intermináveis ramificações - basta mencionar a discreta presença do Capitão América e do Homem de Ferro nesta história para perceber que o mundo a que este livro pertence é algo de bastante vasto - mas com um percurso independente e que não exige grande conhecimento prévio do universo Marvel. Claro que é sempre uma agradável surpresa reencontrar figuras conhecidas, mas esta é, acima de tudo, a história de Kamala e é nela que toda a história se centra. Por isso, conheça-se ou não grande parte deste mundo, é perfeitamente possível - e, aliás, surpreendentemente fácil - desfrutar desta leitura.
Também um elemento a destacar é a forma como, apesar de ser uma história de super-heróis, é, ainda assim, uma história diferente. Primeiro, basta a origem paquistanesa de Kamala para fazer com que surjam várias questões relevantes, do preconceito dos colegas às regras distintas que moldam a vida familiar da protagonista. E além disso, a história não se centra (pelo menos para já) nos grandes actos necessários para salvar o mundo. Começa por actos mais pequenos, mas nem por isso menos heróicos, o que permite acompanhar de forma mais gradual, mas também mais próxima, o crescimento de Kamala.
Sendo apenas o primeiro volume, escusado será dizer que ficam muitas perguntas em aberto. Ainda assim, o ponto onde termina este primeiro volume parece ser bastante adequado, pois parece funcionar como prenúncio de coisas muito maiores que poderão estar para acontecer. Além disso, há personagens que apenas começam a revelar-se e cuja natureza promete já muito de bom.
Por último, importa, é claro, falar na componente visual, tão importante neste género de livros. Aqui, destacam-se essencialmente duas coisas: uma normalidade surpreendente, em que há todo o tipo de figuras, sendo que são as mais perfeitas as menos abundantes; e uma grande expressividade nos traços das personagens, o que realça bastante o impacto dos acontecimentos.
Tudo somado, fica a imagem de um início muito promissor para uma história que, enquadrada num universo bastante mais vasto, tem em si mesma todo o valor necessário. Cativante, surpreendente e viciante, um belo ponto de partida. 

Autores: G. Willow Wilson e Adrian Alphona
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário