domingo, 10 de junho de 2018

O Cavaleiro Misterioso (George R.R. Martin)

Sor Duncan, o Alto, e o seu jovem escudeiro, Egg, dirigem-se a Winterfell quando o inesperado convite para um casamento os desvia para Parede Branca. Aí, Dunk espera vencer algumas justas e melhorar um pouco as suas condições financeiras. Mas aquele casamento é muito mais do que parece e há um ninho de conspiradores a mover-se em torno de um misterioso cavaleiro chamado John, o Rabequista. Sem querer, Dunk dá por si no centro dos acontecimentos - e com um papel relevante a desempenhar.
Bastante distantes no tempo dos acontecimentos de A Guerra dos Tronos, mas igualmente cativante e com a mesma mistura de intriga, vulnerabilidade, conspiração e um leve toque de bizarria, este é um livro que, sendo necessariamente mais breve que qualquer dos volumes das Crónicas de Gelo e Fogo, contém, ainda assim, todos os elementos que os tornam tão memoráveis. Sendo uma novela gráfica, a história vive tanto das imagens como dos diálogos - e prova disso mesmo são as grandes lutas - e a complexidade do universo está tão presente nestas imagens como nas extensas descrições de qualquer dos outros livros. Além disso, fica-se com uma percepção diferente ao contactar com uma representação visual das personagens - já que, principalmente no que diz respeito aos Targaryen, há uma distância bastante vincada relativamente às restantes personagens.
Quanto à história em si tem o tom característico das aventuras de Dunk e Egg: perigo e intriga nas medidas certas, momentos de humor e de embaraço, situações de vulnerabilidade e um certo código de honra que, mantido em circunstâncias tão peculiares, se torna especialmente marcante. E claro, pode não ser difícil adivinhar a resolução final de certos acontecimentos - mas o caminho é tão empolgante e as personagens tão interessantes que adivinhar o que poderá acontecer não retira ao enredo qualquer impacto.
E, claro, importa sempre falar da imagem e de como é fácil, ao longo das páginas, entrar neste mundo, contemplar os locais onde tudo acontece e, de certa forma, assistir às justas e a outros confrontos mais sangrentos que aí se travam. Há vida nas imagens e uma vida que se ajusta na perfeição aos diálogos. E, por isso, tudo parece atingir o equilíbrio certo.
Tudo somado, fica a impressão de uma leitura cativante, intensa e cheia de surpresas. Um belíssimo livro para matar saudades de Westeros enquanto não chega o tão aguardado Winds of Winter e para descobrir um período distinto da tão vasta história desse mundo. Muito bom. 

Autor: George R.R. Martin
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário