quarta-feira, 27 de março de 2019

Livro das Pragas, Agouros, Rezas, Superstições e Outros Esconjuros

Pragas. Algumas arraigaram-se de tal modo na linguagem que se tornaram meras forças de expressão. Afinal, quem nunca soltou um raios partam ante um azar imprevisto? Mas o mundo da crença e da superstição é mais vasto do que talvez fosse de esperar e entre maldições, presságios, rezas para combater o mal e sinais de sorte e de azar, há todo um mundo de elementos mais ou menos sobrenaturais que vale a pena descobrir. Ora, é precisamente para isso que este livro serve.
Inevitavelmente associado ao sobrenatural estará sempre um certo mistério, ou não fosse ele por natureza inexplicável. E, não sendo isto propriamente uma surpresa, é um bom ponto de partida para olhar para este livro já que, além do conteúdo, há pequenos aspectos, desde a capa à própria estrutura interior, que fazem com que baste um primeiro folhear para deixar o leitor intrigado. Lembram-se das histórias de bruxas e de fantasmas que se contavam em criança? Bem, o roxo da capa, além dos trevos, ramos e outros elementos visuais espalhados por este livro contribuem para transpor essa aura de mistério - e, porque não, até de um certo receio saudável - para o momento da leitura.
Trata-se também de um livro bastante completo no que aos tipos de elementos sobrenaturais diz respeito. Basta, aliás, olhar para o título. E, apesar da relativa brevidade, que faz com que as explicações sucintas dadas para certos elementos deixem em aberto uma certa curiosidade em saber mais, o cenário global é bastante adequado. Para cada um dos elementos enumerados no título é apresentado um conjunto de pontos fundamentais, que vão desde as lendárias pragas de Alvor a uma lista de diferentes rezas e talismãs, passando, claro, pelas inevitáveis associações a figuras históricas e obras literárias.
E afinal, acreditamos em bruxas e afins? Não importa. A superstição é um elemento tradicional, pelo que, com mais ou menos crença, importa sempre conhecê-la. É este, aliás, outro ponto forte deste livro: o objectivo é dar a conhecer, não converter nem desacreditar. E as explicações leves, mas claras, e com rasgos de um delicioso sentido de humor, conseguem atingir o equilíbrio certo, dando a conhecer diferentes tipos de crenças, sem juízos de valor e dentro do seu contexto.
O resultado é, claro, um livro simples, acessível e muito interessante para os curiosos do sobrenatural. Com o bónus acrescido de fazer lembrar tempos mais antigos, histórias partilhadas e até o recurso a certas expressões cuja origem não conhecíamos, afinal, assim tão bem. Interessante,  cativante e visualmente apelativo, uma boa leitura.

Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário