segunda-feira, 4 de março de 2019

Tu És Meu! (J. L. Butler)

Francine Day está numa fase particularmente boa da sua vida profissional. Habituada a lidar com divórcios de milhões, não se deixa intimidar pelos grandes e poderosos. Mas, quando o seu primeiro contacto com Martin Joy se torna em algo bastante mais intenso, Francine começa a ter mais com que se preocupar. Principalmente quando a mulher de quem Martin se pretende divorciar desaparece misteriosamente. Francine quer acreditar na inocência de Martin, mas sabe que os banqueiros podem ser impiedosos e há certas coisas que não batem certo. E, à medida que se envolve mais e mais no caso, também a sua carreira fica em risco. Para não falar da sua vida...
Povoada de transgressões e de personalidades implacáveis, este é um livro que, mais do que por qualquer tipo de empatia que as personagens possam despertar, cativa por uma teia de intrigas cada vez mais complexa. Nenhuma das personagens é propriamente inocente e muito menos uma vítima desprotegida, e a forma como a autor consegue realçar as imperfeições das personagens torna-se especialmente notável tendo em conta que tudo é narrado do ponto de vista de Francine. Mas, se este lado impiedoso cria uma maior sensação de distância, tem também um lado particularmente positivo: é impossível adivinhar se Martin é ou não culpado e, caso não o seja, quem é então o responsável pelo desaparecimento de Donna.
Surpreende também o equilíbrio construído entre os múltiplos factores que condicionam a história. Francine, com a sua doença, a sua ambição profissional e os seus sentimentos inexplicáveis. Martin, com o que parece uma atracção genuína em contraste com a sua natureza de banqueiro feroz. E, em menor grau, mas também de forma bastante marcante, as várias personagens que se cruzam com eles, desde a inesperada lealdade de Tom à manipulação de Pete, passando ainda por aspectos secundários, mas relevantes, como o passado de Francine com as amigas. 
Constrói-se, assim, uma teia surpreendentemente complexa, tanto que, em certos aspectos menores, fica uma ligeira sensação de curiosidade insatisfeita. Ainda assim, os elementos essenciais estão lá e a forma como a história é conduzida de surpresa em surpresa, num crescendo de intensidade que culmina num final também bastante inesperado, faz com que seja difícil parar de ler antes do fim. 
Simultaneamente intenso e intrincado, trata-se, pois, de um livro cheio de surpresas, tanto a nível do enredo como das personagens que o povoam. Uma história que cativa desde os primeiros instantes e que não deixa de intrigar e surpreender até ao fim. O balanço final não podia, por isso, ser outro: uma boa história e uma boa leitura.

Título: Tu És Meu!
Autora: J. L. Butler
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário