quarta-feira, 13 de março de 2019

Regresso à tua Pele (Luz Gabás)

Brianda tem tudo para ser feliz: um relacionamento estável, um emprego sólido e uma vida sem grandes atribulações. Mas, de repente, começa a ter pesadelos e ataques de ansiedade. Numa tentativa de superar o problema, regressa a Tiles, terra dos seus antepassados. Mas eis que o que devia ser um período de descanso se transforma em algo mais. Brianda tem visões confusas do que parece ser um passado distante. Cruzou-se com um estranho, mas sente que o conhece desde sempre. E, quando a nova amiga que fez em Tiles descobre uns documentos que apontam para a execução de um grupo de mulheres por bruxaria que ali sucedeu no passado, Brianda começa a sentir uma inexplicável familiaridade. Pois uma das executadas chama-se também Brianda, e jurou quebrar as leis da morte para se reencontrar com o seu Corso.
Dividido entre períodos e personagens muito distintas, mas com um inegável elo de ligação, é no mistério que une estas duas histórias que reside uma das grandes qualidades deste livro. A Brianda do presente e a Brianda do passado têm, desde logo, muito em comum, mas a dimensão do que as une é algo que é revelado gradualmente, à medida que a própria protagonista começa a encontrar respostas. Tudo está, pois, envolto num grande mistério, que se torna tão mais intenso por transpor para o leitor as mesmas perguntas e enigmas com que Brianda é confrontada. 
É, na sua base, uma história de amor, do tipo de amor que transcende o tempo e a morte. Não surpreendem, por isso, os rasgos de romantismo, a intensidade da relação entre personagens presentes e passadas. Surpreende, sim, o todo que rodeia esta história de amor, desde uma vida pessoal presente em que ambos os envolvidos têm outra vida e outros compromissos, a um passado tão cheio de intrigas, conspirações e conflitos que é difícil não sentir com as personagens. Sentir a ânsia, o medo, a determinação, a dor... Pois da intriga resultam emoções fortes, e um crescendo de intensidade que culmina num final absolutamente brilhante. 
Equilibrar a história do que une os protagonistas com o desenvolvimento de um passado histórico maior (e também de uma vida pessoal muito mais vasta que o encontro entre ambos) faz com que haja elementos a passar para um inevitável segundo plano. Ainda assim, tudo parece ter as medidas certas e mesmo o que fica sem resposta faz um certo sentido, como se o resto se tivesse esbatido ante o impacto das coisas maiores. Isto resulta, claro, da intensidade da história, mas também de uma fluidez em toda a escrita que faz com que até o mais ínfimo gesto, o mais sombrio dos cenários, seja infinitamente real. 
História de amor, de intriga e de... bruxas (será?), trata-se, pois, de um livro complexo, cativante e equilibrado, não só na construção precisa dos cenários onde tudo decorre, mas principalmente na intensidade que define até o mais breve dos momentos. Belo, emocionante e poderoso, um livro que recomendo sem hesitações. 

Autora: Luz Gabás
Origem: Recebido para crítica

Para mais informações sobre o livro Regresso à tua Pele, clique aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário