sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Max Einstein - Uma Experiência de Génio (James Patterson e Chris Grabenstein)

A Max é uma miúda perfeitamente normal - tirando os pequenos pormenores de, aos doze anos, viver numa casa ocupada, frequentar a universidade e ter o apelido Einstein, embora não saiba se é esse o seu verdadeiro nome nem quem são os seus pais. A Max é também mais importante do que julga, e está prestes a descobri-lo. Perseguida por uma gananciosa e sinistra organização, vê-se subitamente resgatada por uma outra, esta com fins bem mais positivos. Mas a aventura está apenas a começar. Um misterioso benfeitor decidiu organizar um concurso de crianças geniais para escolher o seu futuro aliado numa missão de mudança. E a Max é uma forte candidata a essa posição.
Parte do que torna este livro tão cativante é a forma como os autores interligam uma história repleta de aventuras e perigos com um percurso de aprendizagem também muito interessante. Basta o apelido da Max para perceber que a vida e obra de um outro Einstein estarão bem presentes ao longo de toda a história e a forma como os conceitos e citações vão sendo introduzidos, encaixando no ritmo da história sem nunca o prejudicar, fazem com que se chegue ao fim da leitura a saber muito mais sobre Einstein e as suas teorias.
Trata-se, claro, de um livro pensado para os mais novos, pelo que este equilíbrio é particularmente importante. Mas há mais, claro. O ritmo directo da história, cheio de acção e de surpresas, faz com que a leitura facilmente se torne viciante. E se, para um olhar adulto, há certas coisas que podiam ser mais desenvolvidas (como a história do benfeitor ou como foi que a Max foi parar ao local onde a história começa), também é certo que nada lhe falta de essencial e que tudo indica que muitas das perguntas que ficaram sem resposta poderão encontrar explicação no próximo volume da série.
Há, ainda, as ilustrações, que, além de darem mais vida ao enredo, realçando os momentos mais divertidos, providenciando também um esquema visual para algumas das explicações mais complexas, geram uma maior proximidade, pois parecem representar os esquemas e anotações da protagonista. É como ver um pouco mais do mundo da Max através dos seus traços, o que acaba por aumentar a já grande empatia que esta brilhante protagonista desperta.
No fim, fica uma grande vontade de descobrir o mais rapidamente possível que novas aventuras aguardam a Max Einstein e a sua equipa. E a recordação de uma leitura agradável, cativante e com um excelente equilíbrio entre diversão e aprendizagem. Uma boa leitura, em suma, e uma aventura empolgante.

Autores: James Patterson e Chris Grabenstein
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário