quarta-feira, 28 de agosto de 2019

O Pequeno Livro dos Grandes Heróis (Sofia Cochat-Osório)

Generais, cientistas, presidentes, descobridores. Cada um, à sua maneira, alterou o rumo da história, deixando uma marca que perdurou para lá da sua existência, e o seu nome tornou-se célebre. É das suas vidas e obras que este pequeno livro trata - um livro breve, mas povoado por grandes figuras, cuja história vale sempre a pena descobrir ou relembrar.
Não é propriamente uma surpresa, tendo em conta o título, que a abordagem deste livro a cada um destes protagonistas seja relativamente breve. É, aliás, uma certeza que muito mais haveria a descobrir sobre as vidas de cada um destes heróis - até porque há biografias dedicadas a grande parte deles. O objectivo não é, porém, fazer uma descrição completa do seu percurso, dedicando-se antes aos factores essenciais: a história de vida e os feitos que justificam que cada uma destas figuras sejam tidas como heróis. O resultado é uma exposição relativamente concisa, mas bastante clara, de cada um destes homens.
Tendo isto em conta, bem como o facto de todas estas histórias terem em si algo de fascinante, é inevitável a vontade que fica de saber mais sobre cada uma destas figuras ilustres. Mas, neste caso específico, esta curiosidade insatisfeita acaba por ser uma qualidade, pois dá a conhecer o essencial dos protagonistas, ao mesmo tempo que desperta a vontade de ler mais, ir mais longe, aprofundar conhecimentos. O que é sempre algo muito bom de se ter em mente.
Há ainda dois outros aspectos que importa destacar: a escrita e a diversidade. A escrita, pois consegue criar um relato fluido e cativante, sem se perder em pormenores desnecessários nem dar a impressão de que falta informação (pese embora o já referido facto de a vida de qualquer um destes homens ser muitíssimo mais vasta do que o que cabe em meia dúzia de páginas). A diversidade, pois destaca um aspecto bastante notável: o de que não é preciso entrar num combate propriamente dito para se ser um herói. Há os que desempenharam um papel de relevo na guerra, mas também os que defenderam um outro tipo de resistência ou até aqueles cujo heroísmo vem mais de convicções do que de actos. Realçando que o heroísmo tem múltiplas facetas - tal como a vida.
Cativante, conciso, mas repleto de informação interessante, proporciona uma leitura agradável, ao mesmo tempo que incentiva a aprofundar conhecimentos e a descobrir mais a fundo o papel destes homens que mudaram a história. Lembrando, ao mesmo tempo, que o heroísmo nem sempre é feito de grandes combates, como o provam também algumas destas figuras que vale muito a pena conhecer - ou relembrar.

Autora: Sofia Cochat-Osório
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário