Não faltam histórias sobre cães que ficaram famosos, seja por gestos heróicos, pelo seu protagonismo em grandes aventuras ou pela mera presença na vida de um dono famoso. Então e os gatos? Não terão também muitas dessas mesmas histórias? A resposta é sim e a prova disso está neste livro, cujas histórias vão desde a primeira gata astronauta a um gato que sentia a morte, sem esquecer sucessos reais como a Grumpy Cat e imaginários como o intemporal Garfield. Porque aquela ideia de que os gatos são bichos traiçoeiros e de pouca confiança... não podia estar mais longe da verdade.
Sendo certo que o mais importante de um livro é sempre o conteúdo, e ainda mais em casos como este em que os protagonistas são maioritariamente figuras reais (e não importa se, neste caso, não são humanos), importa, ainda assim, começar por destacar o aspecto visual, nomeadamente as secções coloridas dedicadas a gatos de figuras famosas. As histórias enquadram-se na perfeição com as restantes histórias do livro, mas acrescentam algo de novo, pois debruçam-se também mais a fundo sobre a história dos donos (ou dos criadores, no caso da última secção). E surge assim um contraste que, diferenciado por cor, realça o equilíbrio entre o protagonismo dos donos e o dos gatos, figuras maiores deste livro.
Não é difícil reconhecer alguns dos protagonistas deste livro, até porque muitos deles tiveram direito ao seu próprio livro. Ainda assim, há dois efeitos que se destacam desta leitura: primeiro, ver todas estas histórias juntas cria uma imagem global mais ampla, que desmente o já mencionado mito de que os gatos são "menos amigos" que os cães; segundo, conta o essencial da história de cada um destes gatos, o que significa não fica propriamente uma curiosidade insatisfeita, mas sim uma vontade de os conhecer mais a fundo. O que implica chegar ao fim com uma lista de livros para pesquisar - o que é sempre bom.
E há ainda a diversidade de temas em torno de um cerne comum. Todas as histórias são histórias de gatos, mas há espaço para um pouco de tudo: gatos heróicos, gatos sensitivos, gatos de biblioteca, gatos estrelas do palco, gatos da internet... Parece que estão em toda a parte, não é? E o maior elogio que se lhes pode fazer é esse: afinal, são mais companheiros do que se diz.
Cativante, sucinto, mas bastante completo e divertido, cativa pela forma como conta estas surpreendentes histórias... e surpreende, acima de tudo, pelos seus protagonistas. Somados todos estes aspectos, a impressão que fica é, pois, inevitável: a de um livro imperdível para quem gosta de gatos.
Título: O Livro dos Gatos
Autora: Cláudia Cabaço
Origem: Recebido para crítica
Sem comentários:
Enviar um comentário