segunda-feira, 23 de setembro de 2019

O Sinal da Cruz (Glenn Cooper)

Algo de milagroso parece ter acontecido quando um jovem padre em Abruzos surge subitamente com os estigmas de Cristo. Este acontecimento desperta todo o tipo de atenções, desde os fiéis aos meios de comunicação, passando inevitavelmente pelo Vaticano. E também de grupos com intenções mais obscuras. Quando o professor Cal Donovan é chamado a conduzir um inquérito no sentido de descobrir se o padre Gio é ou não uma fraude, está longe de imaginar a aventura que o aguarda. É que os estigmas do jovem padre podem estar associados a uma poderosa relíquia, e há uma organização neonazi com grandes planos para esse misterioso objecto.
Misturando elementos históricos e intervenções sobrenaturais, este é um livro que cativa, em primeiro lugar, pelo ritmo de intriga constante. São múltiplas as forças em movimento e, sendo certo que algumas delas não são totalmente imprevisíveis, como por exemplo a postura do Vaticano, a forma como o enredo se desenvolve proporciona algumas reviravoltas bastante eficazes. Além disso, se é fácil prever alguns dos desenvolvimentos, é, ainda assim, difícil resistir ao crescendo de intensidade. E quanto ao final... bem, esse está bem longe de ser previsível.
Também o desenvolvimento das personagens é bastante interessante, já que inicialmente parecem corresponder a uma fórmula estrita, para depois irem revelando facetas inesperadas com o desenrolar dos acontecimentos. São, além disso, suficientemente imperfeitas para fugirem à fórmula estereotipada: Cal é mais do que o professor descontraído com amigos em lugares de destaque; Giovanni tem, apesar das circunstâncias, uma vulnerabilidade que o torna mais genuíno; e quanto aos vilões, há também espaço para uns quantos laivos de humanidade, pese embora a sua filiação.
Ainda um último aspecto a destacar é que, embora se trate do primeiro volume de uma série, a linha central do enredo forma uma história completa, tanto no que diz respeito às relíquias e ao padre Gio, mas também a certos laços pessoais que vão surgindo entre as personagens. O final garante que assim seja e o resultado é um livro sem pontas soltas, mas que promete novas aventuras para o professor Cal Donovan.
Cativante e cheio de surpresas, eis, pois, um livro que mistura as medidas certas de história e misticismo para proporcionar uma leitura empolgante. Intensa e surpreendente, uma boa leitura, em suma.

Título: O Sinal da Cruz
Autor: Glenn Cooper
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário