terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Harrow County 6 - Magia de Raízes (Cullen Bunn e Tyler Crook)

Emmy pode julgar que a sua presença foi finalmente aceite em Harrow County, mas a verdade é bastante mais desagradável. E, quando uma assombração a avisa de que anda alguém à solta a caçar assombrações, a última coisa que Emmy espera é que a a sua amiga de sempre esteja envolvida. Mas, por mais que Emmy repita que não é Hester, Bernice não está convencida. E há forças maiores a orientá-la - forças cujo maior interesse está bem longe de ser o bem-estar das gentes de Harrow County.
Há sempre algo de novo a vir à tona quando se pega num novo volume de Harrow County. É, aliás, esse o maior encanto desta série calmamente sinistra. Soa estranho? Mas é uma boa expressão para descrever esta história. Calma, porque, apesar dos muitos e perturbadores desenvolvimentos, Harrow County mantém sempre a fachada de pacatez aparente. Sinistra... bem, por causa de todas as criaturas sombrias e horripilantes - ainda que, nalguns casos, razoavelmente inofensivas - que povoam as sombras desse mesmo pacato local. E, sim, há sempre algo de novo, o que faz com que o contraste entre estes dois aspectos vá ficando cada vez mais vincado, até porque mesmo a gente "normal" consegue ver-se envolvida em situações... sinuosas.
É mais na história do que nos pormenores dos elementos visuais que as surpresas se sucedem, pois o estilo de contrastes e aparente simplicidade - os tons claros do mundo "normal" em contraposição aos rasgos de fogo e sangue do sobrenatural; a serenidade do insinuar do mistério em oposição ao movimento frenético das fugas e dos confrontos - mantém-se essencialmente igual, embora expandido pela aparição de novos elementos. Mas em tudo há novas forças, pois cada novo conflito acrescenta receios e possibilidades e a forma como esses se manifestam - na presença inesperada que surge estrategicamente no momento mais tenso, no reerguer das raízes de ligações e inimizades antigas - vem tanto dos diálogos certeiros como da impressão de uma cena cuidadosamente retratada.
E há ainda um novo elemento, que vem expandir o impacto emocional: Bernice. Bernice, a amiga de sempre que se volta implacavelmente contra Emmy, dando assim origem a um crescendo de intensidade que não vive apenas da sensação de perigo, mas sobretudo da marca emocional deixada pela amizade construída, rejeitada e depois... bem, só lendo para ver. Junte-se a isto a posição cada vez mais delicada da protagonista, com os inimigos a multiplicar-se e as suas convicções a serem postas à prova, e o resultado é uma proximidade que cresce a cada novo desenvolvimento.
Sexto volume, e em nada desilude. Muito pelo contrário, já que cada nova surpresa promete ainda mais força para o impacto final do fim que se aproxima. E recuo, por isso, alguns parágrafos para realçar a ideia de sinistra tranquilidade - poderoso contraste e fonte de tão grande empatia - que faz de Harrow County um lugar tão temível... quanto digno de uma atenta visita. Escusado será dizer, por esta altura, que recomendo esta série. Sem hesitações.

Autores: Cullen Bunn e Tyler Crook
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário