domingo, 5 de janeiro de 2020

Porque Pensamos o que Pensamos (Alain Stephen)

A mente é um lugar cheio de grandes perguntas, muitas das quais têm respostas difíceis, contraditórias e até mesmo improváveis de alcançar. E são tantas, tão vastas e fruto de tão extensas e profundas análises que é difícil construir para elas uma resposta concisa. O que é a felicidade? Existe vida depois da morte? O que é o tempo? E a má-fé? Estas são algumas das grandes perguntas sobre as quais, ao longo dos séculos, a filosofia se debruçou. E, para sintetizar as respostas possíveis, eis este livro também com título de pergunta.
Provavelmente o aspecto que mais sobressai deste livro (como, aliás, também do anterior desta colecção) é a capacidade do autor de sintetizar uma quantidade vastíssima de informação numa leitura relativamente sucinta, mas ainda assim completa quanto baste. Para isso, contribui a divisão por perguntas, o que permite coligir as diferentes perspectivas sobre cada uma delas e resumir as ideias ao essencial, proporcionando assim uma visão suficientemente clara de um conjunto de obras e abordagens que são inevitavelmente muito maiores.
O outro ponto a destacar é a facilidade com que esbate a ideia da filosofia como um corpo extenso e intimidante, não porque não o seja, mas porque esta abordagem sintética às bases permite ficar com uma visão exacta dos fundamentos, funcionando assim como um belo ponto de partida para quem quiser aprofundar qualquer destes elementos. Claro que, se houver perguntas que nos sejam particularmente caras, vai ficar uma ligeira curiosidade insatisfeita, pois não há dúvidas de que muito mais há a dizer sobre qualquer destas questões - e também sobre os muitos filósofos citados. Mas também isso tem solução, até porque as muitas citações que surgem ao longo do livro remetem directamente para as obras onde esses temas poderão ser aprofundados.
E, claro, importa ainda voltar à escrita, para destacar, além da concisão, a relativa leveza com que cada questão é abordada. Relativa, porque há limites para a leveza que pode ser conferida a temas tão vastos, mas suficiente para tornar a leitura fluida e cativante e fazer com que os conceitos sejam facilmente assimiláveis.
Relativamente breve, mas repleto de informação interessante e escrito de forma acessível e esclarecedora, trata-se, pois, de um bom ponto de partida para explorar as grandes questões da filosofia. Conciso, mas muito relevante - e, naturalmente, uma boa leitura.

Título: Porque Pensamos o que Pensamos
Autor: Alain Stephen
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário