sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

O Muro no Meio do Livro (Jon Agee)

Há um muro no meio do livro. Não importa de onde veio. O que é certo é que está lá para proteger o lado seguro do livro do outro lado onde existem criaturas perigosas. Só que o lado seguro não é assim tão seguro e as criaturas do outro lado talvez não sejam assim tão perigosas. Será o muro assim tão importante, afinal?
Sendo embora um livro infantil, é difícil não chegar ao fim deste pequeno livro com a sensação de que, nos tempos que vivemos, há muitos adultos que podiam beneficiar da reflexão que este livro evoca. Mais do que proteger, o muro que há no meio deste livro alimenta preconceitos - este lado é seguro, o outro não, a criatura do outro lado é um ogre mau que come criancinhas - e cria barreiras a uma convivência melhor. E não é exactamente isso que acontece com os muros reais? Daí que esta simples mas muito pertinente reflexão não sirva só para os leitores mais novos. Serve para todos e é mais importante do que nunca.
Também bastante notável é a forma como esta mensagem tão vasta passa tão bem a partir de um livro tão simples. O texto é resumido ao essencial. As ilustrações são também da máxima simplicidade. E, ainda assim, o livro parece ter a medida certa. Há perguntas sem resposta? Claro. A começar pela origem do muro e, principalmente, da ideia de que um lado é seguro e o outro não. Mas, em vez de curiosidade insatisfeita, o que esta falta de respostas consegue gerar é uma ideia que pode ser aplicada a todos os muros: o que há no meio deste livro e os que há no meio das vidas reais.
Mas importa não esquecer que é um livro infantil, e por isso há ainda outra faceta a acrescentar a estas características. O texto muito simples, o formato relativamente grande e a estranha ternura que as ilustrações parecem despertar fazem deste um belíssimo livro para ler aos mais pequenos. Acompanhar a história, absorver as ideias e, porque não? Discutir a tão evidente e bem conseguida metáfora dos muros que é a vasta mensagem no âmago desta tão breve história.
Muros físicos, muros mentais, muros de preconceitos - é também para derrubar todos estes muros que serve esta pequena história. Um livro simples, bonito e em que a simplicidade da forma abre espaço a um conteúdo tão vasto quanto pertinente. Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras, não é verdade? Bem, este é, sem dúvida, um desses casos.

Autor: Jon Agee
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário