terça-feira, 1 de setembro de 2009

Novidades Contraponto para Setembro

Os Filhos da Liberdade
Marc Levy


Os Filhos da Liberdade conta a história de um grupo de adolescentes que fez parte de uma Brigada da Resistência durante a Segunda Guerra Mundial. O que unia estes jovens, de diferentes idades e nacionalidades, era a crença inabalável de que valia a pena lutar pela liberdade, e que um dia a Primavera voltaria a despontar. Operando em Toulouse, este grupo conseguiu resistir às forças nazis, às milícias locais e aos colaboradores franceses. Rodeados por inimigos invisíveis e omnipresentes, estes jovens não se podiam sequer dar ao luxo de se apaixonarem – pois, caso fossem apanhados, esse amor podia ser usado contra eles… Vivendo em circunstâncias extremas, aprenderam em cada dia a desfrutar da vida ao máximo: a rir, mesmo rodeados de tragédia; a ser generosos, mesmo quando não tinham nada para dar; e a apaixonar-se, apesar de todos os riscos. Pois não se consegue matar o espírito humano enquanto a esperança estiver viva. Este romance emocionante e comovente é baseado numa história real: a 35.ª Brigada, composta por vários jovens imigrantes dispostos a combater por França e pela liberdade, existiu. Um dos seus membros era o pai de Marc Levy; o seu nome de código era «Jeannot».


À Beira do Abismo
Raymond Chandler

«Há já algum tempo que sou detective particular com carteira profissional. Sou um lobo solitário, solteiro, não sou rico e estou a chegar à meia-idade. Já fui dentro mais do que uma vez e não trato de casos de divórcio. Gosto de beber e de mulheres, de xadrez e de algumas outras coisas. Os chuis não simpatizam muito comigo, mas conheço alguns com quem me dou bem. Nasci em Santa Rosa, os meus pais morreram, não tenho irmãos nem irmãs, e se acontecer ser liquidado num beco escuro – como pode acontecer a qualquer pessoa na minha profissão – ninguém sentirá que o chão lhe fugiu debaixo dos pés.» Em Los Angeles, o general Sternwood – um velho paraplégico confinado a uma cadeira de rodas – procura os serviços do detective privado Philip Marlowe por estar a ser chantageado por um vigarista. Contudo, Marlowe vê o seu trabalho dificultado pelas duas filhas do general que frequentam os locais menos recomendáveis de Los Angeles, e isto ainda antes de tropeçar no primeiro cadáver…



Diário de um Fumador
David Sedaris


O que faz de David Sedaris o homem mais divertido do mundo? Bom, como muitos de nós, tem um quotidiano cheio de pequenas bizarrias e acontecimentos cómicos; mas, no caso dele, o bizarro torna-se cada vez mais bizarro e o cómico chega ao puro absurdo. Quer saber como é que o homem mais divertido do mundo passa os seus dias? Bom, já foi fumador, já fez um estágio numa morgue, já teve a sua casa de campo invadida por pássaros, já andou de táxi com um condutor obcecado por sexo fetichista, já ofereceu um esqueleto (verdadeiro) como presente de anos, já fez corridas de natação com uma mulher com síndrome de Down… Depois de tudo isto, que experiência bizarra e inaudita lhe faltava enfrentar? Apenas uma; uma das experiências mais traumáticas e marcantes que alguém pode alguma vez enfrentar: deixar de fumar…

Sem comentários:

Enviar um comentário