quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O Nome do Vento (Patrick Rothfuss)

Esta é a história de uma lenda no seu mundo. Kvothe, o Sem-Sangue. Kvothe, o Arcanista. Kvothe, o Regicida. E este extenso e fascinante primeiro volume das suas crónicas conta-nos o início da sua história, desde a criança Edema Ruh até ao aprendiz do Arcano ávido de conhecimento.
Antes de mais, devo dizer que este é, para mim, um dos melhores livros de fantasia que li até ao momento. E são múltiplas as razões que me levam a considerá-lo assim, apesar de se resumirem numa só: a de que Patrick Rothfuss criou uma obra magistral.
Comecemos pelo enredo. A forma como o autor dá início à história num ponto que é, por si só, um mistério na vida do protagonista, recuando depois até ao seu passado mais longínquo, deixa o leitor na constante curiosidade de saber o que leva Kvothe até ao local de onde conta a sua história. Além disso, a forma como os acontecimentos se sucedem, com a constante sombra do fracasso e da impossibilidade a contrapôr a persistência do protagonista, deixam o leitor completamente preso ao livro, incapaz de esperar para ver o que se seguirá. Uma mistura, fascinante e nas proporções exactas, de emoção e racionalidade.
Outro grande trunfo desta obra são as suas personagens. Existe toda uma diversidade de indivíduos, com personalidades e atitudes tão diferentes que, involuntariamente, damos por nós a amá-los ou a odiá-los. E depois há Kvothe: uma personagem tão forte, tão intensa na sua persistência e na sua força de vontade, e tão aparentemente segura daquilo que crê que deve fazer (mesmo em situações menos correctas) que é quase impossível que, de uma ou outra forma, o leitor não se encontre nele.
Por último, a constituição do seu mundo. A complicada relação entre os simples e os nobres, a diversidade de povos, a própria Universidade e o seu funcionamento, transportam-nos directamente para o interior dos locais onde a história decorre. Sem excessos narrativos ou descritivos, simplesmente no ponto.
Este é um livro que recomendo incondicionalmente a todos os leitores. Muito, muito bom.

4 comentários:

  1. Estava à espera de terminar o "Passageiros da Neblina" para adquirir e ler esse livro. Apesar do tamanho, tenho ouvido falar tão bem que é quase um crime não lê-lo. Vou apostar nele =)

    ResponderEliminar
  2. Tens um selinho doce no meu Refúgio dos Livros :D

    ResponderEliminar
  3. Olha, vou começá-lo assim que terminar o actual... A expectativa é grande!

    ResponderEliminar
  4. Estou a ficar muito curiosa em relação a este livro. Espero lê-lo brevemente!

    ResponderEliminar