Sobre as obras: Enveredando conscientemente pelo caminho do onírico, do sentido latente e das diversas possibilidades de leitura, Vítor Burity apresenta, em Rua dos Anjos e Este Lago não Existe, dois trabalhos em prosa poética. No primeiro título, Serafim, nome de anjo, coabita com os demónios da terra, numa rua que tem, como qualquer outra, um nome: Rua dos Anjos. Nela há cafés e tabernas repletos de almas, de vozes, de ruídos. Dorme no chão e convive com a rua, só. Até que a aparição angelical de uma misteriosa mulher há-de salvá-lo dos belzebus urbanos que andam por aí à solta. A sua última obra, Este lago não existe, mescla de luz e trevas, real e imaginário, é um livro para ler devagar, uma obra na qual, segundo Pepetela, «uma frase por vezes irrompe em explosão e uma palavra surge inesperadamente para nos surpreender… e encantar».
Sobre o autor: Vítor Burity da Silva nasceu na cidade do Huambo, em Angola,a 28 de Dezembro de 1961. Estudou Jornalismo em Lisboa,vive no Porto e Luanda. É autor do livro Rua dos anjos, do qual se extraiu parte do texto para manuais escolares de Português (12ªclasse – Angola) e participou em várias colectâneas de prosa poética: Poiesis,(2007), Intemporal, (2008), A Arte pela Escrita, (2008).Publicou em jornais e revistas, tendo obtido vários prémios e menções honrosas.
"Digam o que disseram os doutos da literatura e os sábios da cidade, este livro é para mim um longo poema de amor, onde uma frase por vezes irrompe em explosão e uma palavra surge inesperadamente para nos surpreender… e encantar." Pepetela, sobre Este lago não existe
Sem comentários:
Enviar um comentário