quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Novidades Objectiva para Setembro

Como vem sendo evidente, Setembro é mês de muitas e grandes novidades. Desta vez, deixo-vos as da Objectiva, juntamente com a referência a um evento que seguramente vai interessar.

A Morte de Bunny Munro, Nick Cave

Bunny Munro vende produtos de beleza e o sonho da esperança a donas de casa solitárias da costa sul de Inglaterra. Desnorteado com o suicídio da mulher e esforçando-se por manter os pés assentes na terra, Bunny faz a única coisa que lhe ocorre: parte sem rumo certo, levando a reboque o seu filho de nove anos.
À medida que esta bizarra e cada vez mais frenética viagem avança para um ajuste de contas final, Bunny descobre que os seus fantasmas – um pai caduco, espectros vingativos, maridos ciumentos e psicopatas assassinos com chifres – emergiram das trevas e tentam reclamar o que lhes é devido.
A Morte de Bunny Munro é o segundo romance de Nick Cave.
“Se juntarmos Cormac McCarthy, Franz Kafka e Benny Hill numa estalagem à beira-mar, em Brighton, o resultado talvez seja A Morte de Bunny Munro. Este romance destaca-se como ao obra de um dos melhores contadores de histórias dos nossos tempos; uma leitura compulsiva marcada pelo misto de horror e humanidade tão próprios de Nick Cave.”
IRVINE WELSH, autor de Trainspotting

Sobre o Autor: Nick Cave fez carreira em muitas áreas artísticas. É reconhecido internacionalmente como cantor, compositor, artista, guionista e romancista. Desde a banda australiana pós-punk dos anos 80, The Birthday Party aos lendários Nick Cave and the Bad Seeds, no célebre dueto com Kylie Minogue e na recém-formada banda Grinderman, Cave nunca optou por uma abordagem ortodoxa. A sua música é impregnada de mistério, sensualidade, graça e irreverência.
Esta sua incursão na literatura é ainda mais ousada e não deixará ninguém indiferente.

Depois de morrer aconteceram-me muitas coisas, Ricardo Adolfo

Brito é imigrante ilegal numa cidade que não conhece e cuja língua não fala. Um domingo à tarde, depois da volta das montras, perde-se a caminho de casa com a mulher e o filho pequeno. E como acredita que para tomar uma decisão acertada tem de fazer o contrário
daquilo que acha que está correcto, o regresso a casa revela-se impossível. Depois de uma
noite na rua, Brito percebe que se não pedir ajuda pode ficar perdido para sempre, mas se o
fizer pode arruinar o sonho de uma vida nova.
Em pouco mais de vinte e quatro horas, Depois de morrer aconteceram-me muitas coisas explora o que é viver imigrado dentro de si mesmo - mais difícil do que qualquer exílio.

“A nova literatura portuguesa passa obrigatoriamente por aqui.” valter hugo mãe
Sobre o autor: Nasceu em Luanda em 1974. Viveu nos arredores de Lisboa, em Macau e em Londres. De momento vive em Amesterdão.
Ricardo Adolfo divide o seu tempo entre a escrita e a publicidade. O seu trabalho já foi premiado em Cannes, Londres e Nova Iorque. Entre os seus últimos projectos destaca-se a curta-metragem There’s only one Sun, feita em parceria com Wong Kar-Wai.

Eu que amo tanto, Marília Gabriela

Mulheres que levaram o amor às ultimas consequências. Abriram mão da família, da vida profissional, da sua individualidade e, por vezes, da própria sanidade mental. Movidas por uma emoção sublime que começou trazendo cor às suas vidas enfadonhas mas que, com o tempo, se transformou numa armadilha.
Durante dois meses, a jornalista e actriz Marília Gabriela mergulhou na vida de 14 mulheres que sofrem por amar demais. “São pessoas como eu, como você, como todo a gente, milhares, centenas de mulheres, com quem nos cruzamos no dia-a-dia, mulheres que cumprem a vocação do nosso género, ao amar demais,” diz Marília Gabriela no livro.
E foi com paixão que Marília concebeu este projecto, ela mesma uma mulher que vive cada momento com entrega e intensidade. Eu que amo tanto é um livro sobre o amor e os seus desvios, sobre a força desse sentimento que nem sempre leva a um final feliz.
O livro reúne confissões de 14 mulheres que tiveram a coragem de partilhar a sua história. A jornalista conheceu-as numa reunião do MADA, grupo brasileiro de apoio a mulheres que amam demais, e entrevistou-as em sua casa.
Do contacto que teve com essas mulheres, o que mais impressionou a autora foi a ténue linha que separa o amor da patologia – tão distintos, mas tão intrincados, como duas faces de um sentimento que parece completar-se e não se opor, na vida dessas mulheres.

Como falar com as miúdas, Alec Greven

Os rapazes (e os homens!) de todas as idades irão ler, vezes sem conta, este livro sobre o amor e sobre a vida escrito por um especialista de 9 anos. Os conselhos sábios e hilariantes de Alec sobre como falar com as raparigas e o que fazer para as conquistar, vão directos ao alvo.
Ninguém vai querer perder estas dicas: nem os rapazes que gostam de raparigas, nem as raparigas que gostam de rapazes.
Um livro direccionado para as pessoas dos 8 aos 80 anos que, em Abril de 2009, já tinha vendido mais de 150.000 exemplares em todo o mundo e que está traduzido nas mais variadas línguas: Alemão, Catalão, Checo, Coreano, Espanhol, Finlandês, Grego, Hebraico, Italiano, Japonês, Turco, Russo, Sérvio e Vietnamita.

Portugal, que futuro?, Medina Carreira e Eduardo Dâmaso

Em Portugal, que futuro?, Medina Carreira analisa a especificidade da crise portuguesa e alerta para a urgência de trabalhar para a superar. Afirma que: “Portugal suporta uma crise, grave e duradoura, que é só sua e que só aos Portugueses compete resolver. Já desperdiçámos um tempo precioso e nada fizemos para atenuá-la, muito menos para superá-la. Poderemos empobrecer lentamente até que da Europa só nos reste a geografia. Poderemos fingir que tudo está no bom caminho, mesmo quando sabemos que não está. Poderemos confiar nos acasos, com um optimismo que é apenas uma imensa irresponsabilidade. Uma coisa, porém, é certa: se não conseguirmos «mudar» o essencial da nossa sociedade, teremos o futuro comprometido.”
De acordo com a obra, há uma única solução para estes males: a “construção” de uma economia mais dinâmica, mais produtiva e mais competitiva.


A Estirpe, Guillermo del Toro e Chuck Hogan
Um avião aterra no aeroporto JFK, em Nova Iorque, com apenas quatro sobreviventes. Todos os outros passageiros morreram misteriosamente.
Ataque terrorista, acidente, suicídio em massa? Ninguém consegue perceber a causa desta
desconcertante e sinistra tragédia. A não ser um professor arménio idoso, Abraham Setrakian. Há décadas que estava à espera de que isto acontecesse, mas quem irá acreditar nas divagações de um velho?
Um vírus vampírico ameaça contaminar Nova Iorque e o mundo. Com a ajuda de Setrakian, o Dr. Ephraim Goodweather e a sua equipa do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças têm de desvendar o mistério antes que se torne pior do que qualquer pesadelo. Mas mal sabe a equipa que isto é apenas o princípio…
A Estirpe, primeiro volume de uma trilogia que retrata uma luta épica entre humanos e vampiros, combina o magistral talento visual e o talento de argumentista de Guillermo del Toro com o dom de Chuck Hogan para escrever thrillers. O resultado é um romance arrepiante que roça o pesadelo.

“Del Toro, realizador que venceu um Óscar por O Labirinto do Fauno, faz uma estreia em grande na literatura ao escrever o primeiro volume de uma trilogia de vampiros contra humanos, em co-autoria com Chuck Hogan.” PUBLISHERS WEEKLY (EUA)

Editora Objectiva promove 24 horas a ler em Lisboa
Nos dias 19 e 20 de Setembro, sábado e domingo, a Praça Luís de Camões receberá o Cordão de Leitura, um evento cultural inédito na Europa. Serão 24 horas a ler…
Livros, muitos livros, sofás, cadeirões, estantes e almofadas gigantes… convidam à leitura numa grande sala-de-estar na Praça Luís de Camões.
O Cordão de Leitura, evento que a Editora Objectiva irá realizar na Praça Luís de Camões – pelo seu simbolismo e localização - nos dias 19 e 20 de Setembro (das 15 horas de sábado às 15 horas de domingo), pretende ser uma acção de 24 horas, dedicada ao livro e à leitura.
Alexandre Vasconcelos e Sá, director-geral da Editora Objectiva, afirma: “É uma iniciativa aberta a todas as pessoas, de todas as idades, para fomentar o hábito da leitura.” Continua: “Organizámos uma acção onde o livro é a personagem principal e onde os leitores vão ter uma relação directa com os escritores e outras figuras públicas.”
Programação permanente
• Convite à cidade para nunca deixar o Sofá Literário vazio
• Encontro com escritores portugueses
• Ateliers sobre o livro e a leitura
• Leituras pela voz de escritores, actores e outras personalidades
• Tertúlias com escritores
• Exposição Pedras de Leitor
• Passatempo “fim-de-semana literário”, para duas pessoas, na companhia dos livros da Objectiva.

Programação diária
19 de Setembro, sábado
• Tertúlia - Depois de morrer aconteceram-me muitas coisas, de Ricardo Adolfo (à tarde)
• Tertúlia – A literatura fantástica e o universo vampírico (à noite)
• Projecto – Ouvido Visual (à noite)
20 de Setembro, domingo
• Tertúlia – Ler é tão importante como… (de manhã)
• Tertúlia – A Morte de Bunny Munro, de Nick Cave (à tarde)
• Este evento é uma co-organização com a Câmara Municipal de Lisboa
• A TVi24 é a televisão oficial da acção e o Destak é o jornal oficial
• Nesta iniciativa participam os seguintes parceiros – Metropolitano de Lisboa, Hotel do Bairro Alto, IZY, Ouvido Visual, Pedras de Leitor, Remar

Sem comentários:

Enviar um comentário